fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

O que mais temos visto por aí são artigos falando sobre como viajar sozinho pode ajudar você no autoconhecimento, nas reflexões sobre a vida e tantas outras vantagens. Mas, vamos ser sinceros: uma viagem em grupo, especialmente com a família ou grandes amigos, pode ser uma diversão inesquecível! Afinal, aliar a oportunidade de conhecer novos lugares e culturas ao prazer de estar com quem a gente gosta fará do seu passeio um momento enriquecedor.

Por outro lado, a viagem em grupo deve seguir algumas recomendações para que não ocorram conflitos pelo caminho. Isso porque, por mais que todos tenham uma convivência harmônica, muitas vezes poderá haver interesses diferentes durante o passeio e será preciso conciliar o desejo de todos para tornar esse momento agradável.

Neste artigo, selecionamos 6 dicas para que essa experiência seja memorável! Acompanhe e comece já a planejar sua próxima viagem em família ou com os amigos!

1. Planeje um roteiro coletivo

Viagem em grupo

A diversão da viagem em grupo começa antes mesmo de vocês embarcarem, com o planejamento do roteiro. O ideal é que todos se reúnam para a escolha do local e para que consigam definir quem está mais disposto aos agitos e ou prefere relaxar — afinal, cada pessoa tem um jeito de curtir o passeio, não é mesmo?

Tendo o lugar definido, peça a todos que façam pesquisas sobre o destino e escolham os lugares que desejam conhecer. Assim, será mais fácil organizar o roteiro, considerando os dias que passarão fora e as atividades que interessam a cada pessoa. Você vai ver que há situações em que todos estarão juntos nos mesmos lugares e outras em que o grupo vai se dividir de acordo com os interesses, sem que haja estresse.

2. Combine os horários

Viagem em grupo

Claro que durante as férias ou uma viagem para aproveitar o feriado, os horários não precisam ser rígidos, Mas é importante que eles sejam combinados quando estamos em um grupo maior de pessoas — e respeitados para que não haja conflitos.

Esses horários podem ser estipulados ainda durante a elaboração do roteiro ou combinados a cada dia, antes de saírem do ponto de encontro. Claro que há momentos em que isso pode ser alterado, pois muitas vezes podemos nos deparar com uma atração mais interessante e para a qual queremos dedicar mais tempo. Basta, nesses casos, que o restante do grupo seja comunicado da mudança de planos.

3. Respeitar o orçamento de todos

Viagem em grupo

Essa dica também vale para o momento em que você estiver planejando a viagem em grupo. Afinal, os gastos costumam ser um ponto de discórdia entre as pessoas, se nem tudo for combinado previamente.

É interessante, em alguns casos, separar as despesas que serão rateadas entre vocês das individuais, além de combinar quem será o responsável pelas contas em grupo.

4. Escolha bem a hospedagem

Viagem em grupo

A hospedagem pode ser uma boa forma de economizar nas viagens em grupo, mas esse também é um ponto a ser ponderado por todos antes de fazer as reservas. Por exemplo, há hotéis que oferecem quartos para acomodar mais pessoas, reduzindo os custos.

É importante, nessa hora, reunir aquelas que têm mais afinidades (tirando os casais, claro) para que não haja brigas, em especial nos momentos de descanso ou de uso dos banheiros. Vale lembrar que o hotel deve ser informado sobre a divisão do grupo já no momento da reserva para que não haja surpresas desagradáveis na hora do check-in.

5. Use aplicativos para viagem em grupo

Viagem em grupo

A tecnologia pode ajudar muito nas viagens em grupo, em especial na organização das despesas e na comunicação durante aqueles passeios em que a turma vai se dividir. Há um aplicativo que ajuda a organizar as contas e que pode ser uma mão na roda na hora de pagar a conta do mercado ou do restaurante. Trata-se do Splitwise.

Nele, você adiciona todos os participantes do grupo e as despesas que cada um pagou. No fim, ele faz as contas de quem deve pagar ou receber e os valores, automaticamente. É uma boa forma de evitar conflitos, já que todos podem ter acesso às informações.

Criar um grupo no WhatsApp também é importante para que todos possam se comunicar sem dificuldade, principalmente nos dias em que forem feitos passeios diferentes pelos viajantes. O Google Drive também pode ser usado para compartilhar listas de compras, roteiro de viagem, entre outras informações.

6. Exercite a paciência

Viagem em grupo

Claro que se você escolheu um grupo de pessoas para viajar, é porque todos se gostam muito e têm a certeza de que vão se divertir juntos. Mas, durante os passeios, pode haver situações inesperadas em que surjam conflitos, mesmo entre aqueles que se amam.

Prepare-se para esses momentos e tenha em mente que é preciso ter flexibilidade para que tudo dê certo. Quer um exemplo prático? Quando vamos à praia com a família: alguns preferem acordar cedo e curtir o sol matinal, enquanto outros gostam de sair à noite, levantam mais tarde e aproveitam a praia depois do almoço. Nesses casos, é bom fazer uma divisão do grupo entre aqueles que têm mais afinidade, sem exigir dos demais que tenham as mesmas preferências.

Também é importante se conhecer bem. Se acordar em um dia de mau humor, por exemplo, evite entrar em conflito com os parceiros de viagem e procure respeitar as próprias vontades, sem que isso interfira na animação dos demais viajantes.

Sabemos que qualquer viagem deve ser planejada com antecedência. Se for em grupo, então, isso é ainda mas importante. Não deixe de reunir os viajantes para a escolha dos roteiros, para definir como serão divididas as despesas e para fazer as reservas antecipadas. Se combinarem tudo antes, é mais difícil que haja conflitos na viagem em grupo.

Você vai ver que o passeio será lembrado com muita diversão a cada vez que vocês se reunirem e que as viagens em grupo são uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas ou curtir momentos com pessoas especiais.

Ficou animado com a possibilidade de passar as próximas férias com a família ou amigos? Leia, também, nosso artigo com as melhores praias para conhecer no verão!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert