Viajar com as crianças e a família é a oportunidade perfeita de criar memórias inesquecíveis. Por isso, reunimos dicas para tornar a primeira viagem de avião do seu bebê uma aventura agradável e inesquecível.
Afinal de contas, viajar faz bem e é uma atividade que deve ser praticada, aos 8 meses, 8 anos ou 80 anos de idade.
Quando uma família viaja, aprende em conjunto sobre as diferentes culturas, sabores e cheiros que o mundo tem a oferecer. Essa é a oportunidade perfeita para ensinar aos pequenos o respeito às diferenças e a alegria das novas descobertas.
Para fazer uma primeira viagem de avião com conforto e tranquilidade, é preciso seguir algumas dicas. Confira!
Torne esse ato corriqueiro uma grande aventura. Dessa forma, você evita traumas que podem estar relacionados com o medo de viajar de avião.
Se o filho for um bebê ou uma criança muito pequena, que ainda não tem discernimento, também é preciso prepará-lo para a viagem de avião. Normalmente, bebês de colo sentem um incômodo maior do que o normal em seus ouvidos, durante os pousos e decolagens. Por isso, programe-se para fazer com que a criança mame durante esses momentos críticos do voo, já que o movimento de sucção realizado pela boca ajuda a aliviar a diferença de pressão atmosférica.
Nesses momentos, algumas crianças podem começar a bocejar naturalmente, como uma tentativa de equilibrar a pressão.
Certos documentos são necessários para embarcar uma criança em um voo de avião, como a certidão de nascimento, a carteira de identidade e o passaporte (para viagens internacionais), além da autorização de voo autenticada em cartório, caso a criança viaje somente com um dos pais ou com um responsável.
Uma boa dica para tornar a primeira viagem de avião mais tranquila, em caso de voos longos, é tentar seguir a rotina da criança mesmo dentro do avião. Se você vai viajar por mais do que 9 horas, por exemplo, nossa dica é programar o voo para que ele aconteça durante a noite. Assim, a criança vai dormir naturalmente durante a maior parte do trajeto.
Para quem viaja de dia, respeitar sonecas e costumes também é uma forma de facilitar a vida em jornadas mais extensas.
Ninguém merece viajar de avião em roupas apertadas ou que sejam desconfortáveis, não é mesmo? Por isso, na hora de pensar no outfit dos pequenos que vão viajar de avião, uma boa recomendação é vesti-los de forma confortável e com roupas que sejam mais agasalhadas, por conta do ar-condicionado, que costuma gelar as aeronaves.
Caso ache necessário, leve um cobertor ou vista a criança com agasalhos e jaquetas que possam ser removidos na hora do desembarque.
Crianças são crianças e pode ser que elas solicitem seu colo ou que se cansem de andar. Para deixar as mãos livres para os pequenos, o ideal é evitar as malas de mão que tenham rodinhas e optar por mochilas, que podem ser carregadas nas costas.
Certos modelos têm diferentes compartimentos, que deixam a vida ainda mais fácil para quem carrega todos os objetos e equipamentos necessários viajando com crianças. Nos compartimentos menores, aproveite para colocar os objetos de uso corriqueiro das crianças, como fraldas, lenços umedecidos, pomadas e remédios anti-náusea prescritos pelo pediatra.
Uma dica essencial é ter sempre à mão álcool em gel, para higienizar superfícies, como a bandeja do avião e os encostos de braço. O higienizador também é uma opção para quando a criança se suja, mas a fila para o banheiro está muito extensa.
Uma escapadela que saiu da fralda, uma água que caiu na camiseta, uma roupa que foi manchada com comida — se tudo isso pode acontecer no dia a dia de uma criança, imagina quando ela vai fazer sua primeira viagem de avião. Para evitar que o pequeno fique molhado no ar frio do avião ou que ele chegue ao destino final todo sujo, o jeito é apelar para kits de emergência.
Utilizando sacos plásticos individuais, fechados com zíper, monte pacotes com fralda (se for um bebê), calcinha ou cueca, blusa, calça e agasalho. Embale-os separadamente e coloque, pelo menos, dois desses kits em uma mala ou mochila de mão.
Dessa forma, se algum acidente acontecer, você tem tudo o que precisa à mão para trocar a criança com eficiência e rapidez no banheiro do avião ou no aeroporto.
Boa parte das aeronaves atuais têm opções de entretenimento de bordo que podem facilitar a vida dos pais que querem entreter e distrair os filhos durante as viagens de avião. No entanto, não dá para contar com isso na hora de viajar com crianças.
Para tornar a primeira viagem de avião dos pequenos uma grande aventura, leve na bolsa opções de entretenimento divertidas para seu bebê. Leve papéis e giz de cera, que sujam menos e não precisam de apontadores; coloque na bolsa jogos baratos, como quebra-cabeças, jogos da memória e dominó; e lembre-se de que esses objetos terão que ser carregados por você, por isso, não exagere no peso.
Uma boa dica é dar os brinquedos separadamente, um a cada pouco tempo de viagem. Dessa forma, a criança não fica entediada e fica feliz com tantas surpresas. Evite levar brinquedos que façam barulho e tenham buzinas ou chocalhos. Afinal de contas, outras pessoas estarão no avião e podem se incomodar com os ruídos.
Muitas companhias aéreas oferecem um menu voltado para crianças. Para ter acesso a essas refeições, é preciso reservar com antecedência. De qualquer forma, os pequenos sentem fome com mais rapidez do que a gente e é preciso estar preparado para essas situações.
Leve, na mala de mão, pequenas porções de frutas cortadas, leite em pó e papinhas de bebês. Elas podem ser aquecidas dentro da aeronave com o auxílio de um comissário de bordo.
A primeira viagem de avião é sempre marcante, ainda que a pessoa seja um bebê ou uma criança. Afinal de contas, viajar faz bem!
Quer receber conteúdos fresquinhos como este em seu e-mail? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades de turismo com as crianças e a família!
Viajar em família é sempre motivo de alegria e aventura! Mas sabia que alguns cuidados…
O Clube separou conselhos infalíveis em 10 dicas para a sua viagem de verão ser…
Está com dúvidas sobre como escolher o hotel ideal para a sua viagem? Então, confira…
Nada melhor do que uma estrutura completa com lazer, diversão e monitoria para aproveitar com…
Quer viajar com toda a tranquilidade, sem nenhuma surpresa desagradável? Então, você precisa começar a…
Realizar um bom planejamento financeiro é essencial para quem quer viajar na alta temporada sem…