fbpx

A Serra Gaúcha é, definitivamente, uma das regiões mais especiais e encantadoras de todo o Brasil. Com um jeitinho quase europeu e arquitetura e culinária apaixonantes, as cidades da Serra também contam com diversas opções de entretenimento para receber os turistas em grande estilo. Nesse sentido, os passeios em Canela são alguns dos melhores, por mesclarem as atrações da cidade com opções mais aventureiras também.

Localizada bem ao lado de Gramado e a apenas algumas horas da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Canela é uma das cidades mais queridas da Serra Gaúcha. Portanto, se você quer visitar Canela, não pode deixar de conhecer as dicas imperdíveis que separamos neste post. Continue a leitura e boa viagem!

1. Parque Terra Mágica Florybal

passeios em canela

Vamos começar logo com uma opção para toda a família curtir junta, porque Canela é uma ótima cidade para conhecer com as crianças. Se for o seu caso, o Parque Terra Mágica Florybal não pode ficar de fora do seu roteiro. O local reúne esculturas gigantes de dinossauros, fadas, duendes, gorilas e diversos outros seres fantásticos — que ainda se movem e emitem sons!

As criaturas dividem-se em diferentes cenários fantasiosos, como Caminho do Mistério, Território dos Dinossauros e Lago das Deusas. Há, ainda, um cinema 3D, uma Mini Fábrica de Chocolates, um playground e praça de alimentação.

2. Mundo a Vapor

passeios em canela

Parque temático com miniaturas de máquinas a vapor que funcionam de verdade, o Mundo a Vapor tem, entre suas miniaturas, alguns espaços, como uma fábrica de papel, uma olaria, uma ferraria e muito mais.

Mas o espaço mais famoso do estabelecimento é, provavelmente, a sua… fachada! Isso mesmo! A célebre fachada do Mundo a Vapor recria um famoso acidente ferroviário ocorrido em 1895 na cidade de Paris, quando uma locomotiva perdeu o controle e cruzou a estação de Montparnasse em alta velocidade, finalmente colidindo contra uma das janelas da estação.

3. Parque Temático Mundo Gelado

passeios em canela

Primeiro parque do time em toda a América Latina, o Mundo Gelado é uma caverna de gelo onde a temperatura permanece nos -10º C o ano todo. Você vai se sentir em um iglu!

Com 140 m², 40 m de extensão e 2,4 m de altura, a caverna é habitada pelo simpático personagem Floc, uma espécie de esquilo com castor. Ou seja, trata-se de mais uma atração ideal para toda a família. A história contada por Floc é que a caverna originou-se depois de uma nevasca ocorrida em 1994 na Serra Gaúcha!

A caverna é uma atração, por si só, com seus móveis todos feitos de gelo, desde o sofá até a cama. O espaço ainda apresenta réplicas esculpidas em gelo de monumentos, como o Cristo Redentor, a Torre Eiffel e um mamute com 2 m de altura. O passeio pela caverna dura 40 minutos.

4. Parque do Caracol

passeios em canela

O Parque do Caracol é um dos lugares mais belos não apenas da Serra Gaúcha, mas do país. Qualquer que seja o seu nível de aventura, o Caracol tem opções para você e para toda a família. Localizado a 7 km do centro de Canela, o parque estende-se por uma área de 25 hectares.

Além de trilhas e cachoeiras, também há um passeio de trem, que, além de proporcionar uma vista linda da região, também conta a história da imigração para o Sul do Brasil e sobre as primeiras viagens de trem na região.

No entanto, a maior atração do parque é, definitivamente, a Cascata do Caracol, que dá nome ao lugar. Maior símbolo natural da cidade, a cascata tem uma queda livre de 131 m — você pode chegar até a sua base descendo uma escada ecológica de 927 degraus. A 150 m acima da queda d’água, em que a água percorre uma formação basáltica, há um mirante para admirar a vista também desse ângulo.

Todo o parque conta com uma estrutura muito bem preparada para receber os turistas, com instalações seguras e indicações e mapas ao longo de todas as trilhas. O Caracol também tem um restaurante e um playground, além de espaços de churrasqueira e piquenique.

5. Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

passeios em canela

Mais conhecida como Catedral de Pedra, apesar de não ser uma catedral e não ser feita de pedra, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes é outro dos principais cartões-postais de Canela.

A construção segue o estilo gótico inglês e tem uma torre com 65 m de altura. No interior, chamam a atenção as três telas pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schmitz e os quadros da Via-Sacra elaborados pelo artista uruguaio Pablo Orono Herrera.

Localizada bem no centro da cidade, a Catedral de Pedra conquista, até mesmo, pelos seus arredores, um espaço tranquilo e encantador para dar aquela relaxada antes de continuar os passeios na Serra Gaúcha. Se possível, visite-a também à noite, quando a Catedral recebe um verdadeiro show de luzes coloridas que é imperdível.

6. Alpen Park

passeios em canela

O parque de diversões Alpen Park proporciona entretenimento próximo à natureza em diferentes níveis de aventura. Localizado a 3 km do centro da cidade, o Alpen Park permite comprar ingressos específicos para cada atração ou passaportes para aproveitar os principais brinquedos à vontade o dia todo.

Um dos brinquedos mais queridos pelos visitantes é o trenó. Com 900 m de extensão, ele funciona quase como uma montanha-russa, mas a velocidade do carrinho é controlada por você e os trilhos correm pelo meio da mata! Para os mais radicais, as principais apostas são a tirolesa e o Super Salto.

E então, já está contando os dias para conhecer esses e outros passeios em Canela? Cada cidade da Serra Gaúcha tem algo incrível para oferecer aos visitantes, mas Canela, definitivamente, destaca-se com suas atrações para toda a família e para todos os estilos de turistas. Sem contar, é claro, o charme, a culinária e o clima tão característicos dessa região apaixonante do Sul do Brasil.

Quer continuar por dentro de mais dicas de viagem incríveis como as deste post? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba os artigos do blog diretamente na sua caixa de entrada!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert