Dicas de Viagem

11 destinos de turismo ecológico incríveis para a sua próxima viagem!

Confira nosso guia com 11 destinos de turismo ecológico que farão da sua viagem um momento inesquecível!

Viajar Faz Bem e cada vez mais as pessoas têm buscado alternativas de viagens que as conectem à natureza, buscando uma maior aproximação com o meio ambiente e formas sustentáveis de preservá-lo. O nome disso é ecoturismo, e ele não só é possível, como muito praticado em todo o Brasil. O turismo ecológico é incrível, mesmo, e vale tanto para os viajantes que gostam de aventura e de esportes quanto para aqueles que preferem a tranquilidade e a paz.

E você? De que grupo faz parte? Independentemente da escolha, saiba que há destinos impressionantes em todas as regiões do Brasil para atender ao seu desejo de se aproximar da natureza. Neste post, você terá informações sobre 11 desses paraísos. Vamos lá?

1. Chapada Diamantina

Você pode começar seu roteiro de ecoturismo escolhendo a Bahia como ponto de partida. Na Chapada Diamantina, bem no centro do Estado, você vai encontrar vales, grutas, cachoeiras incríveis e cavernas misteriosas, cheias de belezas naturais. O Morro do Pai Inácio é um dos pontos mais conhecidos do local, e seu topo pode ser alcançado em uma subida de 15 minutos. A vista panorâmica vale a pena.

2. Jalapão

Quer ficar completamente desligado da vida real em seu passeio ecológico? O Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, é escolha perfeita.

Por ali não há orelhões, sinal para o celular ou internet. Tudo isso é substituído pela beleza exuberante do seu ecossistema, totalmente preservado e que encanta por suas dunas, cachoeiras e pelo famoso oásis de Fervedouro, com seu poço límpido e transparente. Lá, seu corpo vai flutuar naturalmente, devido à pressão da água.

3. Abrolhos

O que você deseja é levar alguém a uma ilha deserta? O arquipélago de Abrolhos, a 75 quilômetros da costa baiana, partindo da cidade de Caravelas, é quase isso! Lá, o que você vai encontrar são mais de 150 espécies de peixes, moluscos e crustáceos.

A principal atração são os mergulhos, que podem ser feitos com cilindro ou snorkel. O Parque Nacional Marinho é controlado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Também é possível ver formações de corais e grutas apenas com máscara e nadadeiras.

4. Bonito

Esse já é um dos destinos mais consagrados do turismo ecológico do Mato Grosso do Sul, ficando a 265 quilômetros de Campo Grande. As paisagens pantaneiras, cachoeiras, corredeiras e cavernas submersas de Bonito convidam a mergulhos, prática de rafting e passeios incríveis. Excelente para quem deseja aliar um pouco de aventura ao contato direto com a natureza.

5. Amazônia

Os amantes da ecologia não podem deixar de visitar, ao menos uma vez na vida, o que chamamos, ainda hoje, de pulmões do mundo. A Amazônia é a floresta mais preservada do Planeta, contendo a maior reserva de água doce da Terra!

A experiência nesse lugar pode ser a mais diferente que você já viveu, principalmente pela possibilidade de contato com uma biodiversidade praticamente intocada e com a cultura das comunidades ribeirinhas e indígenas que vivem no local. Você vai se surpreender com a estrutura das hospedagens oferecida na Amazônia.

6. Lençóis Maranhenses

Se o seu passeio será nos meses de maio ou de agosto, pode apostar em uma bela viagem aos Lençóis Maranhenses. A paisagem é única no Brasil e famosa pelas lagoas cristalinas em meio a um deserto cercado por dunas impressionantes.

Um dos pontos de partida para o passeio é a cidade de Barreirinhas. Mas você também pode fazer a caminhada pelo Parque Nacional entre as cidades de Atins e Santo Amaro: o que é recomendado para quem tem mais experiência na atividade.

7. Brotas

O interior de São Paulo também entra no roteiro de turismo ecológico nacional, tendo como principal referência o município de Brotas. Por lá, o que chama a atenção é a aventura em meio à natureza.

O lugar é perfeito para quem deseja fazer travessias de tirolesa, praticar o rapel e o rafting no rio Jacaré-Pepira. Os hotéis e restaurantes da região estão bem preparados para receber os turistas, oferecendo comodidade e qualidade no atendimento.

8. Pico das Agulhas Negras

No Rio de Janeiro, a dica é visitar o Parque Nacional de Itatiaia, onde fica localizado o Pico das Agulhas Negras. É lá que nasce o rio Preto, com seus impressionantes e belos 222 quilômetros de extensão. As montanhas têm altitudes superiores a 2 mil metros e são perfeitas para os praticantes de alpinismo e trekking. Também é possível fazer rapel a aproveitar o conforto dos hotéis-fazenda instalados bem perto do parque.

9. Serra do Cipó

Ainda no Sudeste, nossa sugestão é que você conheça a mineira Serra do Cipó, cujo Parque Nacional é mais conhecido por ter quedas d’água impressionantes.

Há pelo menos sete delas indicadas como pontos turísticos, mas os viajantes mais aventureiros podem encontrar dezenas de outras para desbravar pelo caminho. O lugar também conta com cânions, que podem ser visitados de barco ou em caminhadas pelas trilhas. Uma opção, para quem gosta, é passear pela região a cavalo.

10. Ilha Grande

Voltando ao Rio de Janeiro, não podemos deixar de mencionar a Ilha Grande, que fica a quase três horas de barco da capital. Esse verdadeiro paraíso é totalmente preservado e tem nada menos do que 11 trilhas para serem exploradas pelos turistas. Na ilha, você vai encontrar praias, cachoeiras e rios e pode, também, aproveitar para mergulhar e descobrir a fauna marinha local.

11. Aparados da Serra

Não poderíamos nos esquecer da região Sul e, nela, nossa indicação de passeio ecológico é o Parque Nacional de Aparados da Serra. Ele fica na fronteira de Santa Catarina e hospeda os cânions mais impressionantes do Brasil. Seus despenhadeiros chegam a 1,2 mil metros de altura em uma cadeia montanhosa de 250 quilômetros.

A visita pode ser feita com guia em suas trilhas, que já serviram, inclusive, de cenário para novelas e séries nacionais. Os cânions mais conhecidos e visitados são o de Itaimbezinho e o Fortaleza (o maior deles). Para chegar lá, você deve partir do município gaúcho de Cambará do Sul, a 180 quilômetros da capital Porto Alegre e bem perto de Torres, no litoral.

Deu para perceber que o Brasil tem verdadeira vocação para o turismo ecológico e as opções são inúmeras, atendendo a todos os tipos de gosto. Mais importante que isso, os lugares apontados em nossa lista oferecem uma infraestrutura completa para receber os turistas com conforto. Não se esqueça de planejar bem o seu passeio e fazer as reservas com antecedência.

E então? Já escolheu o seu próximo destino? Quer ficar por dentro das melhores dicas de viagens? Siga a Viajar Faz Bem no Instagram!

Posts Relacionados

10 dicas para a sua viagem de verão

O Clube separou conselhos infalíveis em 10 dicas para a sua viagem de verão ser…

18 de dezembro de 2023

8 dicas para escolher o hotel ideal para a sua viagem

Está com dúvidas sobre como escolher o hotel ideal para a sua viagem? Então, confira…

13 de novembro de 2023

Os melhores resorts do Clube para curtir com as crianças

Nada melhor do que uma estrutura completa com lazer, diversão e monitoria para aproveitar com…

7 de novembro de 2023

6 motivos para começar a planejar sua viagem hoje mesmo

Quer viajar com toda a tranquilidade, sem nenhuma surpresa desagradável? Então, você precisa começar a…

31 de outubro de 2023

5 dicas para manter sua viagem em alta temporada dentro do orçamento

Realizar um bom planejamento financeiro é essencial para quem quer viajar na alta temporada sem…

25 de outubro de 2023

Viajar em alta temporada no Brasil: o guia completo para você aproveitar!

Viajar em alta temporada não precisa ser sinônimo de muito gasto e estresse. Mas, para…

29 de setembro de 2023