fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Para as pessoas que já estão ou que querem voltar a viajar, fizemos um guia sobre as principais orientações, dicas de uso de máscara, escolha de companhia aérea, distância e quantidade de pessoas permitidas na aeronave. Acompanhe!


Como está sendo viajar pelo mundo

Até o momento atual, agosto de 2020, nosso país não acusou qualquer proibição de viagem para nenhum de seus estados, ou seja, viajantes brasileiros podem transitar, seguindo as recomendações de proteção e segurança. 

Diferentemente do resto do mundo, que têm vários países completamente fechados para chegada de estrangeiros e outros semi-abertos, mas com restrições e ponderamentos. Abaixo, temos dados sobre como está sendo feita a gestão de alguns países.

Na Argentina, só estão sendo aceitos voos de causas humanitárias e repatriação até dia 16 de agosto de 2020. As pessoas que forem passageiras podem precisar ficar em quarentena por 14 dias. 

Na Espanha, quem estiver planejando voar para lá, tem autorização de entrar a partir do dia 15 de outubro, a princípio, dependendo da nacionalidade e local de origem, além dos motivos da viagem. Precisa preencher e apresentar um Formulário de controle de saúde ao chegar, inclusive. Aqui, é possível conferir quem poderá e quem não poderá entrar no país.

Na Indonésia, estrangeiros não podem nem entrar ou transitar pelo país. Isso não é aplicado às pessoas cidadãs da Indonésia, quem tem permissão de estadia temporária ou permanência permanente e quem tiver visto diplomático ou à serviço. Todos os passageiros que são permitidos, precisam fazer e apresentar teste com resultado negativo para o COVID-19, sendo que este deve ser emitido no máximo até 7 dias antes da viagem, todos possivelmente, sujeitos a passar pela quarentena. 

Na Suécia, viajantes não têm autorização de entrar no país até o dia 31 de agosto de 2020. Há exceções que dependem da nacionalidade, de onde está vindo e novamente, motivo da viagem. 

No Chile está proibida a entrada no país até 15 de agosto de 2020, exceto para cidadãos e para quem vive lá. Mesmo assim, todos que entrarem estão sujeitos à quarentena de 14 dias.

No site da IATA, é possível conferir cada país e suas condições para entrada e trânsito em cada um.


Como está sendo viajar pelo Brasil

Brasileiros não estão tendo restrições ao chegar e transitar pelos estados do país, caso estejam cumprindo as recomendações da OMS. Até hoje, dia 08/08/2020, nenhum estado ou cidade, anunciou fechamento para receber turistas. 

Nós indicamos aos associados a fazer viagens preferencialmente de carro e para lugares mais próximos. Uma boa dica, é aproveitar os hotéis fazenda, Resorts do Clube e curtir o ar puro da natureza. 

Uma dica é, se você mora em Porto Alegre, passar uma estadia no Machadinho Thermas Resort Spa

Com piscinas aquecidas que podem chegar aos 46º, o resort oferece pacotes que podem ser consultados diretamente com a hospedagem, além de spa com tratamentos exclusivos. A gastronomia nacional e internacional é um dos pontos altos e as dependências são rodeadas de natureza.

Outra dica, é descansar no Hotel Fazenda Pedras Brancas, em Lages, Santa Catarina. 

O hotel é familiar e possui quartos aquecidos, piscina, restaurante e ótimo atendimento. Dentro da propriedade, existe o parque Pedras Brancas, um ótimo passeio. Ao final, existe a possibilidade de tirolesa, escalada e a caverna para explorar. Perfeito para passar um final de semana ou feriado prolongado em família. 

Uma boa pedida, é a Pousada Galeria Artes, em Bonito- MS.

Com piscina ao ar livre e jardins verdejantes com redes e guarda-sóis, o hotel, que é ecologicamente correto, também oferece sala de tv com sistema de som e jogos. 

É possível consultar serviços para fazer esportes, trilhas, descobrir rios e cachoeiras e curtir todas as atividades de entretenimento que só Bonito pode ofertar.

É um hotel pet friendly, com bar, wi-fi gratuito e excelente café da manhã. A equipe é toda atenciosa, o ambiente é acolhedor e o restaurante, considerado nota 10 pelos viajantes que adoram comida caseira e típica da região. 

Ah, para casais que estão comemorando datas especiais, o hotel faz uma surpresa de cortesia!

A piscina localizada em Pousada Galeria Artes ou nos arredores

Imagina um feriado prolongado neste mega hotel? Com certeza, atendendo a todos os tipos de viajantes, desde os mais sossegados e em busca de paz, aos mais animados, buscando aventura e conexão com natureza!

Imagina um feriado prolongado neste mega hotel?


Como está sendo a retomada de voos pelas companhias aéreas

Primeiramente, o uso de máscara é obrigatório em todos os voos. Abaixo, você pode conferir as condições de embarque com a linha aérea antes da sua viagem.

  1. GOL Linhas Aéreas

Aos poucos, a GOL está retomando os voos domésticos e vôos internacionais regulares seguem suspensos, mas há previsão de que algumas rotas voltem em setembro. Saiba mais no site

  1. LATAM

Agora em agosto de 2020, a LATAM Airlines Group S.A. tem intenção de aumentar suas operações para voos nacionais. Confira as rotas no site.

  1. Azul Linhas Aéreas

A Azul já havia anunciado retomada de voos nacionais e já está operando com mais de 300 voos por dia. A empresa também mantém uma frequência semanal de voos internacionais. Lembrando que é necessário consultar a autorização para voos internacionais de brasileiros, mesmo assim. Para conferir os voos em operação, acesse o site.

  1. Lufthansa

A companhia está voltando a operar aos poucos. Inclusive, a rota São Paulo- Frankfurt já está sendo atualizada. Quem realmente precisar voar com a companhia, precisa conferir a tabela de horários disponibilizada no site da Lufthansa.

  1. American Airlines

A companhia também tem tomado os devidos cuidados, além de que se algum voo lotar, passageiros poderão reagendar sua viagem sem custo algum. A American Airlines voltou a operar desde o dia 1º de julho de 2020 e não possui mais restrição quanto a capacidade dos voos. Confira no site mais informações.


Como está sendo o cuidado ao viajar de avião

O recomendado, é que as companhias aéreas mantenham os passageiros com organização de pelo menos 1,5 metro de distância. De preferência, que os bancos sejam de de couro para facilitar a limpeza. Os passageiros devem consultar horários e evitar voos lotados. 

Caso a companhia esteja oferecendo serviço de bordo, as bandejas e outros materiais devem ser descartáveis. Durante o voo, também deve ser adotado o procedimento de aferição de temperatura de três em três horas.

Para entender melhor quais são as precauções que viajantes devem tomar, acesse aqui.


O que diz a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA)

O IATA divulgou um relatório com várias recomendações, confira algumas abaixo:

Os dados dos passageiros devem ser coletados digitalmente, bem como o check-in também de forma digital e antes deles chegarem ao aeroporto;

Todos os passageiros devem ter suas temperaturas aferidas antes do acesso aos terminais;

O distanciamento social deve ser cobrado e cumprido com pelo menos um ou dois metros de uma pessoa a outra;

Todos sem exceção, devem utilizar máscaras cobrindo nariz e boca;

A higienização de carrinhos, quiosques de atendimento, portões e outras áreas do aeroporto, devem ser higienizadas com álcool 70 com frequência;

Passageiros com “passaporte da imunidade”, ou seja, os recuperados de covid-19, só podem viajar, se a ciência confirmar que não existe chances de recontaminação;

O despacho das malas deve ser feito pelos passageiros sozinhos, sem ajuda de contato com funcionários.

Segundo a IATA, o risco de transmitir o vírus entre um passageiro e outro a bordo, é muito baixo, salvo se sentarem um de frente para o outro, o que não está sendo permitido;

Passageiros podem receber toalhas para realizar limpeza de objetivos e assentos;

Quem estiver no comando da aeronave, pode implementar procedimentos para limitar o movimento de passageiros a bordo.


Recomendações gerais e para quem vai viajar

  • Desinfetar dispositivos móveis;
  • Não tocar boca, nariz e olhos com as mãos;
  • Cubra o nariz e boca com lenço descartável ao tossir e o descarte corretamente, lavando as mãos em seguida.
  • Evite aglomerações;
  • Não viaje doente, pois seus sistema imunológico está mais fraco;
  • Evitar contato com animais estranhos e sempre lavar as mãos;
  • Se possível, faça higienização em seu assento e de todos os objetos levados a bordo com você e que irá utilizar durante o voo.

Este guia foi feito com dados atualizados até o dia 07/08/2020, podendo sofrer alterações durante o decorrer dos meses. 

Para maiores consultar, dê preferência aos sites seguros e de órgãos como a OMS e OPAS.

O Clube de Viagens SBTUR Viajar Faz Bem, conta com times especialistas para te ajudar a encontrar melhores destinos e hospedagens. Converse com a gente!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert