fbpx

O blog de viagens da SBTUR. Vamos viajar juntos?

Guia completo: como ficam as viagens em tempos de coronavírus

Compartilhe:
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Atualizado em 30/12/2020.

Em 2021, muitas coisas vão mudar para melhor com as campanhas de vacinação e novas medidas de segurança pensadas para a retomada de um ritmo mais natural e próximo ao dia a dia que sempre levamos.
Acompanhe abaixo o material que preparamos com muitas dicas atualizadas e informações baseadas em artigos científicos e orientações de autoridades em Saúde e Turismo!

Como está sendo viajar pelo mundo?

No momento, dezembro de 2020, mais de 200 mil pessoas ao redor do planeta já foram vacinadas com sucesso e, em breve, esse número positivo só vai aumentar. Alguns países ainda têm restrições para entrada de estrangeiros, mas a partir de agora, a tendência é o início da abertura total de fronteiras.


DICA 1
Ao sair de casa e viajar, planeje seu tempo e passeios com carinho. O risco é maior quando você fica exposto a um mesmo ambiente fechado, com muitas pessoas e por longas horas, ou seja: não se estenda muito dentro dos mesmos restaurantes, museus, supermercados!

A maioria dos países estão, atualmente, parcialmente abertos. Confira a situação em alguns dos destinos mais procurados:

Na Argentina, entram apenas cidadãos e residentes, e repatriação, voos médicos, humanitários e turistas de países vizinhos.

Para entrar no Chile, os viajantes devem ter um atestado médico válido com um resultado negativo no teste PCR COVID-19, um passaporte sanitário completo e um comprovante de apólice de seguro saúde.

O Uruguai está com as fronteiras fechadas, com exceções para reagrupamento familiar entre pais e filhos menores solteiros ou filhos adultos com deficiência; entre cônjuges ou cônjuges em união estável.

Nos Estados Unidos está restrita a entrada de estrangeiros que passaram na China, Irã, a maioria dos países europeus, Reino Unido, Irlanda e Brasil nos 14 dias pré-chegada aos EUA.

A Alemanha relaxou suas restrições de entrada para viajantes, mas testes e quarentena podem ser aplicados a viajantes que chegam de áreas de alto risco.

Na Espanha está restrita a entrada da maioria dos viajantes e é necessário apresentar um certificado médico com um resultado negativo do teste TMA, LAMP ou PCR swab para COVID-19 emitido até 72 horas antes da chegada

Chegadas por rotas aéreas na França deverão preencher uma “declaração juramentada” certificando que não estão sofrendo de sintomas COVID-19 e não entraram em contato com casos confirmados nas duas semanas anteriores.

A Itália está reaberta para o turismo, mas restringiu a entrada de viajantes que estiveram ou transitaram pelos seguintes países nos últimos 14 dias: Armênia, Bahrein, Bangladesh, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Chile, Kuwait, Macedônia do Norte, Moldávia, Omã, Panamá, Peru, República Dominicana.

A Austrália restringiu a entrada de cidadãos estrangeiros, exceto os cidadãos da Nova Zelândia que residem na Austrália, e de outros países do continente que estão em trânsito.

Os viajantes devem apresentar um teste PCR negativo para COVID-19 na chegada às Maldivas, feito até 72 horas da partida.

A Indonésia restringiu a entrada de todos os estrangeiros, residentes e portadores de visto.

Curaçao exige que os viajantes preencham um cartão digital de imigração online antes da partida, preencham digitalmente o Cartão de localização de passageiro (PLC) e carreguem um comprovante impresso consigo. O documento pode ser encontrado em https://dicardcuracao.com/portal. Os viajantes também devem apresentar resultado negativo do teste de PCR COVID-19 feito até 72 horas antes da chegada para entrar no país.

No site da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), é possível conferir em tempo real o status em cada país e as condições para entrada e trânsito em cada um.

Como está sendo viajar pelo Brasil?

Brasileiros não têm muitas restrições ao transitar pelos estados do país, caso estejam cumprindo as recomendações da OMS.

Para quem está fora e precisa retornar ao Brasil, a partir de 30 de dezembro de 2020, quem viajar por via aérea deve apresentar à companhia aérea prova documental de um teste PCR com resultado negativo para COVID-19 feito até 72 horas antes do embarque. E, também, preencher um formulário de Declaração de Saúde do Viajante.


DICA 2
Procure alternativas e dê preferência a passar seu tempo em locais abertos e arejados. Além disso, continue evitando aglomerações e respeite o distanciamento social 🙂

Associados do Clube de Viagens SBTUR podem fazer viagens mais seguras, preferencialmente de carro, para lugares próximos: aproveitar os hotéis fazenda, pousadas e resorts, curtindo o ar puro da natureza. 

Se você mora no Rio Grande do Sul, recomendamos esses dois refúgios especiais: 

Pousada do Engenho
Villa Flor EcoResort

Natureza, sofisticação e tranquilidade na Serra Gaúcha! Trilhas ecológicas nos mais de 10 hectares em harmonia com a fauna local 💚

Outras ótimas opções para curtir seu merecido descanso com segurança são:

Pousada Galeria Artes

Pet friendly, bastante ar puro e, para casais que estão comemorando datas especiais, o hotel faz uma surpresa de cortesia 🤩

Tauá Resort

Pensão completa, conforto e uma área de lazer IMENSA: piscina aquecida, campo de futebol society, quadra de tênis, salão de jogos, arco e flecha, circo, trilhas ecológicas, academia, sauna, sala de cinema e scotch bar 😱

Planeje suas viagens com economia, sem estresse!

Fale com a gente e conheça nossas ofertas ✨

QUERO APROVEITAR


DICA 3
A OMS recomenda que você tome a vacina da Gripe Comum antes de viajar!

O que fazer antes de viajar?

A lista de viagem ganha novos itens para serem lembrados e recomendações para você levar em consideração antes de sair de casa.
As máscaras já fazem parte do nosso dia a dia, mas é importante lembrar que o uso é obrigatório em muitas situações, como em locais públicos e meios de transporte: cruzeiros, voos e trajetos de ônibus.

Confira outras medidas importantes:

  • Tente ficar em casa nos 15 dias que antecedem seu passeio e faça o teste (nos três dias prévios à viagem)! Já imaginou chegar no seu destino e não pode aproveitar porque está doente?
  • Antecipe os imprevistos e necessidades: coloque na bagagem itens extra de segurança, bastante máscaras (para não ficar reutilizando a mesma) e, claro, sempre ande com álcool 70% para higienizar superfícies;
  • Leve bebidas e lanchinhos rápidos para não precisar recorrer à restaurantes de fast food e outros estabelecimentos que tenham um volume grande de pessoas em contato com a comida que sua família irá consumir;
  • Opte por fazer reservas e check-in online, com antecedência, para não ficar em filas;
  • Fique ligado nas regras locais em relação ao COVID para evitar chegar a passeios, restaurantes e outros eventos que tenham sido cancelados de última hora.

Como estão sendo as viagens nos transportes públicos?

O uso de máscara é obrigatório em todos os vôos e trajetos de ônibus.

Recomendamos que você confira as condições de embarque antes da sua viagem, tanto nas redes sociais, como nos portais de cada companhia aérea ou empresa de transporte para notícias sobre mudanças de horários, rotas e restrições.

Cuidados ao viajar de avião:

Caso a companhia esteja oferecendo serviço de bordo, as bandejas e outros materiais devem ser descartáveis. Durante o voo, também deve ser adotado o procedimento de aferição de temperatura de três em três horas. E, quem estiver no comando da aeronave, pode implementar procedimentos para limitar o movimento de passageiros a bordo caso seja necessário.

Para entender melhor todas as precauções que viajantes devem tomar, acesse aqui.


Recomendações gerais: um resuminho!

  • Desinfetar dispositivos móveis;
  • Utilize sempre máscara em ambientes compartilhados e ao sair de casa;
  • Aproveite para convidar aquela pessoa mais parceira que você conhece;
  • Planeje-se com o máximo de informações sobre o seu destino;
  • Não tocar boca, nariz e olhos com as mãos;
  • Comidinhas na bolsa, sempre! Principalmente se for viajar com crianças;
  • Cubra o nariz e boca com lenço descartável ao tossir e o descarte corretamente, lavando as mãos em seguida.
  • Evite aglomerações;
  • Cuidado redobrado com quem a gente ama: ajude os outros a lembrarem das recomendações 🙂
  • Não viaje doente, pois seus sistema imunológico está mais fraco;
  • Se possível, faça higienização em seu assento e de todos os objetos levados a bordo com você e que irá utilizar durante o voo;
  • Não existe “ser chato”, existe apenas o viajar com segurança!

Este guia foi feito com dados atualizados até o dia 31/12/2020 e pode sofrer alterações durante o decorrer dos meses, principalmente com o avanço das campanhas de vacinação.

Para maiores consultar, dê preferência aos sites seguros de notícias, portais oficiais de prefeituras e de órgãos como a OMS e OPAS.

Que em 2021 todos os nossos desejos de um mundo mais saudável e seguro, com pessoas mais felizes se realizem. Que todos descubram e redescubram o quanto Viajar Faz Bem!

A gente tem um time de especialistas para ajudar você em todas as etapas, começando com encontrar melhores destinos e hospedagens.
Converse com a gente!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert

Comente:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Não perca nenhuma dica!

Assine nossa newsletter e receba a cada duas semanas as melhores dicas e roteiros de viagem, escolhidas por nossos especialistas!

Categorias

Mais