fbpx

Se há algo abundante em nosso país é a água. Para os amantes da pesca, essa é uma excelente perspectiva. Afinal, nada menos do que 14% da reserva de água doce do planeta está em nosso território, o que torna o ambiente ideal para boas pescarias. Melhor ainda: você pode escolher diferentes lugares para pescar em todas as regiões brasileiras, o que torna esse passatempo mais interessante.

Essa diversidade contempla tanto a atividade em rios quanto no mar, onde suas varas e anzóis encontrarão uma quantidade imensa de peixes de diferentes tipos e sabores. Ao viajar para pescar, além de aperfeiçoar a prática, você poderá se divertir e relaxar com a família ou com amigos.

Neste artigo, trouxemos uma lista com 6 lugares incríveis para a prática da pesca esportiva, mostrando seus encantos e diferenciais. Aproveite e comece a fazer o seu roteiro agora mesmo!

1. Pantanal Mato-grossense

lugares para pescar

Não há uma pessoa apaixonada pela pesca que não tenha sonhado em praticar essa atividade em um dos encantadores rios do Pantanal. Esse costuma ser o destino preferido dos pescadores e não é à toa. Há uma enorme quantidade de peixes que vivem em toda a extensão do Rio Paraguai, que inicia no Mato Grosso, chegando ao Rio Paraná, após cruzar o Mato Grosso do Sul.

O lugar preferido pelos praticantes desse esporte fica em Corumbá (MS). Lá, a pesca é permitida entre março e outubro, mas a melhor fase para uma boa pescaria é o inverno, entre os meses de junho e de julho. Isso porque o rio estará mais baixo, o que favorece o encontro com cardumes de pintados, surubins e jaús, além dos conhecidos pacus.

2. Rio Araguaia

lugares para pescar

Há muitas possibilidades de lugares para pesca no Rio Araguaia, que cruza os estados do Pará, Tocantins e Goiás. Ou seja, você pode voltar a ele, pelo menos, três vezes, escolhendo sempre um ponto de partida diferente para a prática do esporte. As paisagens naturais ribeirinhas encantam os pescadores, além da diversidade, que pode ser comparada à da região do Pantanal Mato-grossense.

As cidades no entorno do Rio Araguaia são preparadas para receber a visita de pescadores de todo o país, que viajam para aquelas regiões em busca da imensa diversidade de espécies encontradas em suas águas. Vale a pena o passeio tanto para pescadores que usam iscas naturais quanto para aqueles que preferem as artificiais.

As melhores épocas para pescar no Araguaia estão entre abril e junho, também porque é o momento em que ele está mais baixo. Além do volume muito grande de peixes, você encontrará algumas espécies, como pirararas, dourados, cachorras, filhotes, tucunarés, matrinxãs, entre outros.

3. Rio Negro

lugares para pescar

Nossa lista de destinos para pesca na água doce não poderia deixar de fora o estado do Amazonas e o seu famoso Rio Negro. O lugar é visitado por centenas de pescadores todos os anos, que aproveitam, na região, uma diversidade imensa e única de espécies que não podem ser encontradas em outros rios brasileiros. No entanto, a mais cobiçada entre elas é, sem dúvidas, o tucunaré, com presença abundante nessa região.

A pesca no Rio Negro exige um pouco mais de prática e de força, pois os peixes encontrados nele são grandes. Tudo isso faz com que a adrenalina faça parte da sua prática no Amazonas, tornando a pescaria mais emocionante, sem contar a oportunidade de apreciar a biodiversidade da nossa floresta.

4. Barra de Maricá

lugares para pescar

Muita gente pode até não saber, mas o Rio de Janeiro também é famoso por ter ótimos lugares para pescar, como é o caso da Barra de Maricá. A praia tem uma beleza exuberante, com areia clara e águas em tons de verde, muito transparentes. Além disso, a natureza está preservada em seus 9 quilômetros de extensão, cercando a praia com restinga.

O local tem uma estrutura adequada de quiosques que podem ser aproveitados pelos pescadores. Lá, você também pode conhecer a Lagoa de Maricá, que fica no bairro de Zacarias. É ali que se localiza a vila dos pescadores que vivem na cidade.

O local é propício à pesca de linha para fisgar algumas espécies, como pampo, baiacu, sardinha, corvina, papa-terra, voador etc. Como o mar é muito limpo, também é um convite perfeito para os banhistas.

5. Litoral paranaense

lugares para pescar

Se você busca um lugar mais isolado e paradisíaco para praticar a pesca, o local ideal é a Ilha das Palmas, no litoral paranaense, situada entre a Ilha das Peças e a praia da Fortaleza, na Ilha do Mel. O local é praticamente deserto, contando com rochas submersas, costões, pedras e cascalhos, o que torna tudo mais belo e emocionante. Há, inclusive, a carcaça de um navio que afundou na região.

Você vai encontrar algumas espécies, como garoupas, robalos, badejos, pescadas-amarelas, sargos e muitas outras, que são abundantes no litoral do Paraná. Outras atrações para quem deseja explorar a região são a Ilha do Gererê, a Ilha das Cobras, a Pedra do Cachorro e a Ilha da Banana. Todas elas podem ser acessadas das cidades de Caiobá, Guaratuba e Matinhos.

6. Praia de Massaguaçu

No Litoral Norte de São Paulo, o destaque para quem deseja uma excelente pescaria é a Praia de Massaguaçu, em Caraguatatuba. A pesca de praia ocorre historicamente nessa região, desde os tempos da colonização. A praia é de tombo e conta com correntes marinhas que passam muito próximas da orla, provocando ondas fortes e propícias à pescaria de arremesso na areia.

Isso porque o primeiro canal fica a cerca de 10 metros da praia, onde você conseguirá fisgar pampos, arraias, corvina, cação, baiacu, bagre, farnangaio, maria luíza, ubarana, pilombeta e robalo em abundância. As iscas vivas podem ser achadas por ali mesmo, como moluscos e crustáceos.

Essas são algumas das dicas de melhores lugares para pescar no Brasil, incluindo água doce e salgada e uma imensa variedade de espécies que podem ser encontradas em nosso país. Não se esqueça de que uma viagem como essa deve ser bem planejada, considerando as épocas em que a atividade não está proibida pela legislação ambiental. Você pode consultar os órgãos de proteção ao meio ambiente na região para evitar problemas com a fiscalização.

Faça um roteiro cuidadoso e organize sua viagem, fazendo a reserva antecipada de hospedagem e de passagens, além do aluguel de barco ou carro, quando necessário. Também é importante verificar as condições climáticas para o período em que pretende fazer o passeio.

Gostou de conhecer lugares para pescar? A prática é perfeita para quem busca relaxar em meio à natureza e à calmaria que a água proporciona. Além disso, pode ser uma ótima oportunidade de conhecer lugares diferentes. Aproveite que está aqui e leia, também, nosso post sobre como viver bem depois dos 50 anos.

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert