Dicas de Viagem

Guia de destinos nacionais: fique por dentro dos 9 melhores!

Viajar Faz Bem e é mesmo uma experiência incrível por possibilitar não apenas descansar, mas também conhecer novos lugares, passar um tempo em família e ainda fazer amigos de diferentes lugares. E em um país de grandes dimensões como o nosso Brasil, deixar de conhecer alguns destinos nacionais é mesmo um desperdício, não é mesmo?

A variedade de paisagens, vegetações, culturas locais e dialetos é um convite para se aventurar e desfrutar das maravilhas do nosso país. Por isso, preparamos este guia para você ficar por dentro dos 9 melhores destinos que precisa visitar! Está esperando o quê? Continue a leitura para descobrir lugares incríveis! 🙂

1. Gramado

Também conhecida como Suíça brasileira, a cidade de Gramado é um atrativo e tanto para quem quer ter contato com paisagens dignas do país europeu em um dos nossos destinos nacionais.

Localizada na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, e a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre, Gramado é um famoso destino para desfrutar de um clima frio e, ao mesmo tempo, acolhedor.

Porém, foi-se o tempo em que o inverno era a única época boa para visitar a cidade. Com o passar dos anos, o turismo no local foi se diversificando e, assim, Gramado tem atraído turistas em qualquer estação.

O destino é indicado para passeios romântico, em família e com amigos, já que oferece atrações para todas as idades e gostos.

Entre os pontos turísticos que você não pode deixar de visitar, estão o Mini Mundo, um parque temático com réplicas e construções em miniaturas, tudo isso em um local amplo e verde!

Criadas na década de 80, as representações são diversas: é possível ver castelos europeus, a Cordilheira dos Andes e até mesmo o centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, tudo bem pequenininho, mas super bem-feito.

Por lá, é possível ainda visitar o Parque Mundo de Chocolate, onde você também encontrará miniaturas, só que feitas em chocolate! São mais de 200 peças e esculturas de vários lugares do mundo, incluindo monumentos famosos e até mesmo um riozinho de chocolate. O passeio é mesmo uma delícia! Afinal, é permitido fazer degustações, não é maravilhoso?

Já que falamos em Suíça, por que não esquiar em Gramado? Sim, isso também pode ser feito por lá! A Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas e fica aberto durante todo o ano. A montanha de 15 metros de altura permite aos visitantes brincarem e praticarem esqui e snowboard.

Tudo isso sem contar os festivais que acontecem na cidade, como o Festival de Cinema de Gramado e o famoso Natal-Luz da cidade. Enfim, motivos para visitar Gramado não faltam!

2. Canela

Ainda por ali, a cerca de apenas 6 quilômetros de distância de Gramado, está Canela. A cidade fundada em 1944 e com população de pouco mais de 40 mil habitantes também é visita obrigatória no Rio Grande do Sul.

Uma das principais atrações da cidade e que está localizada bem na área central é a Catedral de Pedra, sob nome oficial Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

Em 2010, ela foi eleita como nada mais, nada menos, do que uma das sete maravilhas do Brasil. Trata-se de uma enorme igreja construída em estilo gótico inglês e que tem uma torre com cerca de 65 metros de altura, além de 12 sinos de bronze.

Outro ótimo ponto para visitar em Canela é o Mundo a Vapor, uma espécie de museu que já de fora impressiona pela criatividade, uma vez que na sua fachada uma réplica de uma locomotiva parece sair por entre a parede.

No seu interior, você poderá encontrar miniaturas de máquinas e equipamentos comuns na Revolução Industrial, além de ter contato com a história desses objetos.

O Parque Terra Mágica Florybal também é uma ótima alternativa de passeio, sendo esse um parque temático com área verde de mais de 67 mil metros quadrados. São mais de mil esculturas que remetem aos tempos pré-históricos e que impressionam turistas de todas as idades.

Por lá, além de dinossauros, você poderá encontrar pinguins, duendes, sereias, fadas, homens das cavernas, entre outros. Mina de chocolate e imagens projetadas em 7D também são atrações do local.

Parque da Cachoeira e Parque do Caracol

Apesar de não estarem situados exatamente em Canela, os parques da Cachoeira e do Caracol estão bem próximos à cidade: o primeiro está a 18 quilômetros dela, enquanto o segundo está a apenas 7 quilômetros de sua área central.

Esses lugares são ótimos destinos nacionais e apresentam paisagens naturais deslumbrantes para quem passa por lá.
Esses são passeios ideais para quem curte aventura e adrenalina! Há trilhas feitas por meio de pontes e que levam a lindas cachoeiras, além de haver a possibilidade de fazer rappel, tirolesa e escalada.

O símbolo mais famoso do lugar é a Cachoeira do Caracol, que conta com 13 metros de queda livre de água e escada para turismo ecológico com 927 degraus. Se você é um daqueles que gostam de se aventurar, não vai querer perder esse passeio, certo?

2. Porto Alegre

Como dissemos, ali bem pertinho de Gramado e de Canela está Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul. Então, por que não dar uma passadinha por lá? A cidade de quase um milhão e meio de habitantes é repleta de atrações e paisagens maravilhosas.

Por estar na Região Sul do Brasil, a média de temperaturas durante o ano fica um pouco abaixo das que são comuns no país, mas não há nada que um belo verão não aqueça! Nessa época do ano os termômetros podem marcar até 35 graus por lá.

Ainda assim, vale super à pena visitar Porto Alegre no inverno. Para entender o porquê, basta conferir as possibilidades de passeios que a cidade apresenta. Seu centro histórico, por exemplo, está localizado às margens do Lago Guaíba e contém construções lindíssimas e, é claro, cheias de história.

Na Praça da Alfândega, entre outras atrações, estão o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o Mercado Público, a Usina do Gasômetro, a Rua da Praia e a Casa de Cultura Mário Quintana, um hotel que foi residência do poeta e que hoje consiste em um centro cultural.

Além do Centro Histórico, um passeio que você precisa fazer na capital gaúcha, com certeza é caminhar na orla do Guaíba e admirar o belo pôr do sol nesse lugar. É uma verdadeira obra de arte e motivo de orgulho para os porto-alegrenses!

E, antes que nos esqueçamos, quem vai a Porto Alegre e não faz uma refeição numa autêntica churrascaria gaúcha, definitivamente não conheceu a cidade por inteiro! As suculentas carnes são comumente acompanhadas pelo prático típico da região: o arroz de carreteiro.

Então, na sua estadia na capital gaúcha, você não pode deixar de reservar um almoço em uma delas e, ainda, enquanto delicia carnes maravilhosas, assistir a danças e shows com boleadeiras (armas antigamente utilizadas para caça no campo).

3. Torres

Ainda no Rio Grande do Sul, um pequeno município chama a atenção por suas lindas paisagens — bastante diferentes daquelas que comumente se vê no sul do país: cidades serranas, vinícolas e vegetação típica de áreas frias.

Estamos falando de Torres, uma cidade litorânea com apenas 40 mil habitantes e que leva esse nome devido às formações rochosas e penhascos que circundam a orla da sua principal praia: a de Guarita.

Não é à toa que é considerada uma das praias mais bonitas do litoral gaúcho, sendo um dos destinos nacionais com águas límpidas e próprias para nadar. As formações rochosas que citamos também são convites para passeios e lindas fotos.

Outras praias dignas de uma visita são:

  • Praia de Itapeva;
  • Prainha;
  • Praia da Cal;
  • Praia Grande.

Para quem adora centros urbanos charmosos, Torres é o lugar certo, que também conta com grande variedade de restaurantes e pousadas. Além disso, os praticantes ou até mesmo apenas admiradores de esportes de aventura estarão em casa.

Afinal, a cidade é conhecida também como a capital brasileira do Balonismo graças ao Festival Internacional de Balonismo que acontece em Torres todos os anos, no mês de maio.

Isso porque sua topografia e seu clima são ideais para a prática, assim como apresenta boa infraestrutura para equipes e pilotos, além, é claro, de propiciar vistas incríveis.

E não para por aí: por lá é possível surfar, fazer voos de paraglider, praticar rafting e rappel. E, se acha tudo isso pouco, tem ainda cachoeiras, dunas, rios e lagoas para visitar.

Para curtir uma praia deserta, uma boa pedida também é atravessar a ponte pênsil e logo ali, na vizinha Santa Catarina, encontrar a Praia Bellatorres, na cidade de Passo de Torres.

4. Florianópolis

Já que citamos Santa Catarina, vamos para lá? Ainda no sul do nosso país está mais um dos melhores destinos nacionais: Florianópolis.

A capital catarinense consiste em uma ilha (carinhosamente apelidada de Ilha da Magia) e é repleta de possibilidades de passeios, seja em família ou com amigos.

Além disso, ela tem mais de cem praias, sendo algumas delas paradisíacas e pouco exploradas, ou seja, paisagens maravilhosas não vão faltar. As praias mais famosas e mais badaladas de Floripa são:

  • Jurerê Internacional;
  • Joaquina;
  • Campeche;
  • Daniela;
  • Canasvieiras.

Por aqui, também podemos encontrar um lindo centro histórico, com a Catedral Metropolitana construída em 1753, a Praça XV de Novembro onde fica a figueira centenária, museu, teatro, Mercado Público e Casa da Alfândega. Além de muita história, o local conta também com artesanatos locais e produtos coloniais provenientes do Estado de Santa Catarina.

Em Floripa também tem espaço para turista aventureiro! As possibilidades são tantas que fica até difícil escolher um passeio só. Nos céus da Ilha da Magia, é possível fazer voo livre, paraquedismo e desfrutar de belíssimas paisagens.
Já mais pertinho do chão, no Rio Vermelho, na Praia do Santinho e na Praia dos Ingleses, você pode aventurar-se em circuitos de arvorismo.

Nas águas, as possibilidades são ainda maiores. As águas do mar permitem as práticas de surfe, standboard, windsurfe, kitesurf, vela e outros esportes náuticos, além, é claro, de mergulho. Mas se a sua praia mesmo é remar, você pode também fazer rafting e canoagem nessa ilha cheia de adrenalina!

Na gastronomia, Florianópolis não deixa em nada a desejar. Seus pratos estão baseados principalmente em frutos do mar. Porém, na capital catarinense, é sempre possível experimentar diversas cozinhas, sejam elas contemporânea, sejam brasileiras ou internacionais.

5. Balneário Camboriú

Situada no litoral-norte catarinense, pertinho de Floripa (são apenas 80 quilômetros de distância da capital) e tão badalada quanto, está a cidade de Balneário Camboriú.

Com população de cerca de 108 mil pessoas, Balneário Camboriú fica cheia mesmo é na alta temporada: calcula-se que de Dezembro a Março em torno de um milhão e meio de pessoas visitem o município todos os anos. Esse é, assim, um dos destinos nacionais mais cobiçados principalmente no verão.

Os atrativos? Ah, esses são vários! Suas lindas praias competem de igual para igual com as de Floripa, já que também são lindas — são dez no total. E tem para todos os gostos e idades:

  • praias badaladas como a Central, que fica repleta de pessoas durante todo o dia (inclusive para prática de surfe);
  • Laranjeiras, com bares bastante charmosos;
  • praia do Pinho, sendo essa naturista;
  • Estaleirinho, essa para aqueles que buscam sossego mesmo na alta temporada;
  • praia dos Amores, também indicada não só para banho como também para surfe.

Ainda, Balneário apresenta atrações que lembram bastante a capital carioca, Rio de Janeiro. Isso porque por lá é possível encontrar uma estátua do Cristo Redentor, bondinhos que remetem aos do Pão de Açúcar, além de uma Avenida Atlântica e, também, Avenida Brasil.

Para aqueles que curtem ecoturismo, a cidade é um prato cheio! No Parque Unipraias é possível fazer caminhadas em trilhas, tirolesa, arvorismo e trenó de montanha. Já para quem está atrás de baladas, esse é o lugar certo!

Repleta de jovens, principalmente no verão, Balneário Camboriú tem vários bares e casas noturnas famosas não só no próprio estado, como até mesmo no vizinho Paraná e ainda em países como a Argentina e o Uruguai! Você não vai querer perder esse passeio, não é?

6. Gravatal

Ainda em Santa Catarina, está Gravatal. Localizada a 158 quilômetros da capital catarinense, a cidade é famosa por suas águas termais. Nelas, os turistas podem aproveitar para descansar, e ainda, desfrutar do efeito terapêutico da fonte na cidade, com água repleta de lítio e flúor.

Nas águas à temperatura de cerca de 37 graus Celsius, além do relaxamento, é possível estimular as atividades celulares e promover, inclusive, o rejuvenescimento. São tantos benefícios, que difícil será querer sair de dentro delas! Além disso, a cidade é rodeada por montanhas, o que possibilita vistas exuberantes e, também, intenso contato com a natureza. Exatamente por isso, no local é possível praticar diversos esportes, além de ecoturismo. São inúmeras trilhas, mirante, gruta religiosa e cachoeiras.

Você poderá também praticar arvorismo, trekking, canyoning, rappel, cascadins e tirolesa. Para os que adoram os ares, é possível ainda fazer voo live, paraquedismo e planador. No chão, mountain bike e cicloturismo aparecem como opções.

Por falar em chão, Gravatal também pode ser um dos destinos nacionais para descanso e relaxamento. Além das águas termais, é possível passear de charrete pelo centro da cidade e conhecer o famoso bairro de São Miguel.

Para fazer compras, é interessante visitar as malharias da região e comprar roupas de cama e artigos de mesa e banho feitos por lá.

7. Bombinhas

Bombinhas é sinônimo de paraíso ecológico! Situada a 70 quilômetros de Florianópolis, a pequena cidade de menos de 20 mil habitantes atrai turistas o ano inteiro, sendo conhecida como a capital do mergulho ecológico.
Ela é uma das 10 cidades que fazem parte da Região Turística Costa Verde e Mar, no litoral-norte do estado catarinense.

Como os outros municípios de Santa Catarina, suas praias impressionam pelas águas cristalinas que apresentam, assim como a natureza que rodeia o lugar.

Sendo a única península do Sul do Brasil, Bombinhas está repleta de atividades relacionadas ao ecoturismo.
Além de trekking, surfe e mergulho, seus visitantes podem desfrutar de passeios de barco e de caiaque, e ainda, visitar as unidades de conservação existentes por lá. São elas:

  • Parque Municipal da Galheta;
  • Parque Municipal do Morro do Macaco;
  • área de relevante interesse ecológico, a Costeira de Zimbros.

No total, são 39 praias, algumas delas, com acesso apenas por trilhas ou até mesmo pelo mar. E não termina por aqui: quem curte história, há na cidade o Museu Comunitário Engenho do Sertão. Nele, é possível conhecer um engenho de farinha tradicional, além de experimentar uma bebida típica da cidade: a tradicional “consertada”.

O beijú, feito com farinha de mandioca também é servido no lugar como experimentação, sendo este o alimento que serviu por muitos anos como sustento às famílias locais.

O intenso turismo na região dá a Bombinhas ótima infraestrutura para quem a visita. Há um rico complexo hoteleiro, além de bares e restaurantes para aproveitar a noite catarinense.

Por falar em noite, eventos também agitam Bombinhas durante todo o ano. Entre eles, estão espaços gastronômicos, música ao vivo e apresentações de DJs.

8. Curitiba

Se você quer conhecer os melhores destinos nacionais, Curitiba com certeza precisa estar na sua lista! A capital do Estado do Paraná impressiona por sua belíssima arquitetura e parques exuberantes.

E o melhor de tudo: percorrer a cidade é superfácil, já que o transporte público é excelente e atende adequadamente às necessidades dos turistas.

Há ainda ônibus especificamente voltados para os passeios pela cidade: é a chamada Linha Turismo. Trata-se de um veículo coletivo panorâmico que passa por quase todos os pontos turísticos de Curitiba.

Mas, mais do que os ver de passagem, é preciso também visitar vários deles, não é mesmo? Então, depois de uma voltinha, por que não ir com calma a cada um?

Uma ideia para isso com certeza é o Free Walking Tour pelo Centro Histórico curitibano. Com a ajuda de guias experientes, é possível conhecer os principais pontos históricos da cidade e, de quebra, por preços acessíveis, descobrir o passado por trás de cada monumento ou construção.

Se a sua onda é circular de bicicleta, também há alternativa: o exótico Kuritbike, uma espécie de cicloturismo urbano, em que se pode alugar uma bicicleta ou contar com passeios de bike guiados.

Bom, conhecidas as possibilidades de transporte, vamos ao que interessa: os lugares para visitar. Essa pode não ser uma tarefa fácil, afinal, são muitos! Aliás, são mais de 30 parques e bosques para conhecer. Então, passeio ao ar livre nessa cidade charmosa não vai faltar! ;D

Ir a Curitiba significa, sobretudo, conhecer a cúpula de vidro do Jardim Botânico, dar um passeio por entre as simpáticas capivaras do Parque Birigui e unir natureza e história nos Bosques Papa João Paulo II e Alemão e no Parque Tingui.

E quem nunca quis conhecer a famosa Ópera de Arame? O lugar, na verdade, é um grande teatro e casa de espetáculos que está entre os lugares mais visitados pelos turistas na cidade. Mas se engana quem pensa que só a construção impressiona. Isso porque ela está localizada em uma grande área verde, combinando natureza e arte.

Ainda, entre os museus curitibanos, estão o Museu Paranaense, o Museu Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o Museu do Holocausto e o Ferroviário.

A gastronomia também são eventos à parte: são restaurantes e bares que servem, além de pratos locais, rodízios de comida italiana, cafés especiais, o tradicional barreado — prato paranaense de carne de peito de boi cozida sem adição de água e com técnica específica — e pratos à base de pinhão. E aí, dá ou não vontade de conhecer Curitiba? 🙂

9. São Paulo

Como falar de destinos nacionais sem falar de São Paulo? Essa grande metrópole — a maior da América do Sul, diga-se de passagem — é digna de visita, sim, mas não podem ser poucos dias não, viu? Afinal, nenhum tempo é suficiente para desbravar tantas opções de turismo e de lazer.

Começando pelo famoso Parque Ibirapuera, uma verdadeira imensidão verde em meio à selva de concreto. Localizado na Zona Sul da cidade, o parque está sempre movimentado, atraindo públicos variados. Por lá, é possível praticar esportes como corrida, patinação, skate, entre muitas outras atividades.

É também um ótimo lugar para passar um fim de tarde e fazer um piquenique. Até mesmo museus é possível encontrar no local, tais como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna, o Museu Afro Brasil e o Pavilhão da Bienal de São Paulo, todos sob assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer.

Outro importante ponto turístico é a Avenida Paulista, que reúne uma série de museus, espaços culturais e artísticos, shoppings, galerias, espaços gastronômicos, bares, casas noturnas, lojas, shoppings e comércio no geral.

O Theatro Municipal é outro ótimo ponto para visitar na capital paulista. Importante cartão postal da cidade, ele é um dos mais famosos do Brasil, sendo possível fazer visitações ou frequentar shows, espetáculos e apresentações artísticas em seu interior.

Em São Paulo, é possível até mesmo conhecer um pedacinho do outro lado do mundo: o Japão. O Bairro da Liberdade concentra símbolos, restaurantes, lojas e população oriental. Por lá, é possível encontrar não apenas esses tipos de comércios como também karaokês.

Viu só? Desbravar nosso país e conhecer os melhores destinos nacionais é significado de encontrar uma infinidade de oportunidades de lazer e de bons momentos em família.

Atrações turísticas, praias maravilhosas e paisagens exuberantes existem de sobra. Além disso, vamos combinar que pratos saborosos e hospitalidade são características de todo brasileiro!

Então, já escolheu seu próximo destino? Depois das nossas dicas, falta apenas planejar-se, aprontar as malas e colocar o pé na estrada. Se ainda precisa de um empurrãozinho, não deixe de entrar em contato com a gente: conheça a Viajar Faz Bem e desfrute do nosso clube de viagens!

Posts Relacionados

10 dicas para a sua viagem de verão

O Clube separou conselhos infalíveis em 10 dicas para a sua viagem de verão ser…

18 de dezembro de 2023

8 dicas para escolher o hotel ideal para a sua viagem

Está com dúvidas sobre como escolher o hotel ideal para a sua viagem? Então, confira…

13 de novembro de 2023

Os melhores resorts do Clube para curtir com as crianças

Nada melhor do que uma estrutura completa com lazer, diversão e monitoria para aproveitar com…

7 de novembro de 2023

6 motivos para começar a planejar sua viagem hoje mesmo

Quer viajar com toda a tranquilidade, sem nenhuma surpresa desagradável? Então, você precisa começar a…

31 de outubro de 2023

5 dicas para manter sua viagem em alta temporada dentro do orçamento

Realizar um bom planejamento financeiro é essencial para quem quer viajar na alta temporada sem…

25 de outubro de 2023

Viajar em alta temporada no Brasil: o guia completo para você aproveitar!

Viajar em alta temporada não precisa ser sinônimo de muito gasto e estresse. Mas, para…

29 de setembro de 2023