Dicas de Viagem

Praia na baixa temporada: 5 motivos e 5 destinos para aproveitar!

De norte a sul do Brasil, é possível aproveitar o litoral durante todo o ano, inclusive no outono e no inverno.

Não há nada mais revigorante do que passar alguns dias na praia, curtindo a água do mar, a beleza da natureza e aproveitando a sensação de colocar o pé na areia. O fato é que mesmo em dias de chuva e frio, é possível aproveitar a praia para relaxar, sugar, tomar sol ou mesmo ler um livro. Além disso, praia na baixa temporada é sinônimo de preços mais baixos e mais disponibilidade.

A boa notícia é que, no Brasil, é possível aproveitar as belezas naturais o ano inteiro. De norte a sul, é possível aproveitar o litoral durante o ano inteiro, inclusive no outono e no inverno, quando as temperaturas são mais baixas.

Neste post, você confere motivos e dicas para aproveitar uma viagem ao litoral nos períodos mais frios, além de destinos onde é possível curtir uma boa praia o ano inteiro. Vamos lá?

5 motivos para aproveitar a praia na baixa temporada outono / inverno

1. Praias mais vazias e paradisíacas

Não há sensação melhor do que ter uma praia paradisíaca só para você, não é mesmo? E adivinha em quais estações do ano isso acontece? No outono e no inverno! A praia na baixa temporada fica vazia, especialmente no período mais frio, e você pode aproveitar para relaxar, curtir o sol e caminhar tranquilamente.

2. Clima ameno e chuvas raras

Inverno = frio? Nem sempre!

No litoral, os dias de praia costumam ter sol sem nuvens, com menor risco de chuvas. Apesar de o clima não ser como no verão, ainda é muito gostoso. Apesar de a água costumar ficar mais gelada, quem quer aproveitar mesmo assim pode vestir uma roupa de neoprene e curtir o mar.

3. Preços acessíveis

No verão, os valores de hospedagem, restaurantes e comidas nos quiosques costumam ser mais altos. Porém, no inverno, tudo isso fica bem mais acessível.

4. Lazer na praia

O clima mais ameno pode ser uma ótima oportunidade para realizar atividades que são mais difíceis no calor, como por exemplo, correr na areia. As cidades praianas ainda costumam ter diversos equipamentos esportivos, como: ciclovias, parques, aparelhos  de ginástica, calçadões e até mesmo estrutura  para a prática de esportes na areia.

Dessa forma, praticar esportes ao ar livre no clima mais frio, com uma paisagem encantadora, é um ótimo incentivo para começar a adotar um estilo de vida mais saudável!

5. Conhecer a cultura litorânea

As cidades litorâneas costumam contar com uma vasta programação de atividades para períodos de baixas temperaturas. Aproveite para conhecer os museus, restaurantes, feiras, parques, edifícios históricos e conhecer a cultura e a história da cidade ou dos municípios ao redor. 

Como aproveitar a praia na baixa temporada em períodos mais frios?

Agora que você já viu que é possível aproveitar a praia na baixa temporada, trouxemos algumas dicas que te ajudarão a planejar sua viagem e curtir ao máximo esse período. Confira:

Escolha uma praia que sofre menos influência do inverno

Dê preferência aos locais menos frios, como praias no Nordeste, onde a temperatura sofre menos baixas. Na região, o clima costuma ser mais ameno e as águas mais quentes, e é possível até aproveitar mais tempo nas praias sem correr riscos de ter problemas com insolação e questões relacionadas.

Planeje atividades diferentes

No verão, é comum que as pessoas queiram aproveitar o tempo todo na areia e no mar, e acabem deixando outras atividades de lado. Por isso, você pode aproveitar esse momento para explorar outras partes e atividades do litoral, como:

  • Fazer passeios de barco;
  • Realizar trilhas;
  • Praticar turismo de aventura, etc.

Desfrute da gastronomia da região

Essa também é uma ótima oportunidade de conhecer a culinária litorânea. É possível desfrutar de diversos pratos típicos nos restaurantes locais, degustar frutos do mar ou mesmo participar de possíveis festivais gastronômicos na região.

Você pode pedir sugestões em sua hospedagem, já que a equipe local costuma conhecer bem e fazer boas indicações. Sem dúvida, uma deliciosa refeição à beira-mar, com uma paisagem paradisíaca vai ficar registrada na memória por muito tempo. 

Aproveite as águas mais agitadas para surfar

No período de inverno, o mar costuma ser mais agitado em algumas regiões, o que favorece a prática de surf. Essa é uma ótima forma de esvaziar a cabeça, aproveitar o mar e ainda adquirir um novo hobby.

Que tal prolongar a estadia?

No Clube Viajar Faz Bem, as diárias dos hotéis preferenciais custam até 5 mil pontos, e as dos hotéis parceiros costumam variar conforme o período, a quantidade de pessoas, etc. 

Na baixa temporada, os viajantes têm a vantagem de encontrar diversas opções de hospedagem gastando menos pontos do seu plano. Por exemplo, é possível encontrar hotéis que custam a partir de 2 mil pontos a diária. 

Com isso, é possível fazer uma viagem mais longa, gastando menos pontos de seu plano. Além disso, você consegue encontrar mais disponibilidade nos hotéis. Quer motivo melhor para aproveitar?

Conheça os planos de hospedagem da Viajar Faz Bem e viaje o ano inteiro!

Baixa temporada na praia: O que levar na mala no inverno?

Para fazer a mala para a praia no inverno, você precisa considerar mesclar roupas de banho e de praia com roupas de frio, já que mesmo que durante o dia o sol faça com que as temperaturas fiquem mais altas, as noites costumam ser mais frias.

Confira uma lista do que levar: 

  • Roupas de banho – Esse item não pode faltar em uma mala de viagem para a praia, mesmo no inverno. Considere levar 1 roupa de banho para cada 2 dias;
  • Saída de Praia – Opte por opções com tecidos leves e que secam rápido para colocar por cima da roupa de banho;
  • Roupas leves – Destinos de praia costumam ser mais quentes, mesmo no inverno. Além disso, para a prática de exercícios físicos é preciso ter opções de shorts, bermudas e camisetas com tecidos mais leves;
  • Roupas para sair e conhecer a cidade –  Não se esqueça de incluir peças mais “arrumadinhas” para saídas noturnas, visitar os museus e outras áreas culturais da cidade;
  • Casacos e roupas de frio – Esteja preparado para uma queda de temperatura, especialmente à noite. Apesar de serem mais quentes, também costuma ventar muito nas cidades litorâneas. Por isso, prepare-se para não passar frio;
  • Roupas de dormir – Mescle opções mais frescas, para o caso de não estar tão frio, com pijamas mais quentes para não passar frio a noite;
  • Calçados – Sandálias e chinelos são sempre ideais para ir à praia. Mas, não deixe de levar tênis ou botas para fazer trilha e conhecer a cultura litorânea;
  • Mala das crianças –  Além dos itens listados acima, se necessário, faça uma pequena mala extra com roupas de frio reforçadas para evitar que as crianças corram o risco de adoecer;
  • Necessaire – Protetor solar. Isso mesmo, não é porque está mais frio que a incidência de raios ultravioleta é menor. E não esqueça de reaplicar ao longo do dia. Gel pós sol, itens de higiene pessoal e bucal, repelente e medicamentos.

5 destinos para aproveitar a praia na baixa temporada do outono/inverno no Brasil

Para fechar esse guia, trouxemos para você cinco opções de destinos que sofrem menos influência do inverno para você aproveitar neste outono e inverno no Brasil. Confira!

1. Porto de Galinhas, PE

Porto de Galinhas é um dos destinos paradisíacos e mais procurados do Brasil durante o ano todo. Esta também é uma ótima opção para fugir do inverno e até aproveitar uma praia com paisagens deslumbrantes, piscinas naturais, águas cristalinas, coqueirais e diversos outros atrativos para aproveitar! 

Conheça os hotéis do Clube para aproveitar Porto de Galinhas na baixa temporada!

2. Trancoso, BA

Trancoso é um distrito e uma vila de pescadores em Porto Seguro, na Bahia. O destino também é perfeito para aproveitar o inverno, com praias tranquilas, natureza exuberante e paisagens inesquecíveis.

Hospede-se em Porto Seguro com o Clube e aproveite Trancoso! 

3. Jericoacoara, CE

A vila de Jericoacoara é um dos destinos mais prestigiados do Ceará, e está na lista das mais belas praias do Brasil. Por lá, o mar é tranquilo, com águas cristalinas e paisagens de tirar o fôlego. 

Aproveite hotéis no centro de Jericoacoara com o Clube!

4. Itacaré, BA

Outra opção no litoral baiano é o vilarejo de Itacaré, que possui belas praias, cachoeiras, trilhas e no qual é possível se conectar com a natureza. Itacaré fica no Sul da Bahia e possui diversas atividades voltadas ao ecoturismo, praias e paisagens deslumbrantes. 

Conheça as 2 opções de hotéis parceiros e 1 hotel preferencial, com diárias até 15 mil pontos, do Clube em Itacaré!

5. Maceió, AL

Em Alagoas, destinos paradisíacos não faltam. Exemplos disso são a Praia do Gunga, próxima a Maceió, e Maragogi, considerado o Caribe brasileiro. 

Na Praia do Gunga, as águas têm coloração azul celeste e se misturam com águas doces verde esmeralda da Lagoa do Roteiro. Para completar o cenário, a praia é rodeada por coqueiros. 

Já Maragogi é cercada por coqueirais, areia branca, águas claras e tranquilas, paisagens deslumbrantes e uma viagem inesquecível.

Aproveite Maceió e as cidades próximas com o Clube!

Viaje o ano inteiro com o Clube Viajar Faz Bem!

Já pensou em conseguir viajar todos os anos? Com o Clube Viajar Faz Bem, isso é possível! Ao fazer o pagamento de pequenas parcelas mensais, que cabem no seu bolso, você ganha pontos que podem ser usados em hotéis, pacotes turísticos e muito mais.

São quatro opções de pacotes, que vão de 35 mil a 140 mil pontos para você escolher o número de diárias que tem direito a utilizar todos os anos. É só pagar a primeira mensalidade do Clube e começar a viajar.

Continue acompanhando nosso blog para conferir dicas de destinos para aproveitar o ano todo!

Posts Relacionados

10 dicas para a sua viagem de verão

O Clube separou conselhos infalíveis em 10 dicas para a sua viagem de verão ser…

18 de dezembro de 2023

8 dicas para escolher o hotel ideal para a sua viagem

Está com dúvidas sobre como escolher o hotel ideal para a sua viagem? Então, confira…

13 de novembro de 2023

Os melhores resorts do Clube para curtir com as crianças

Nada melhor do que uma estrutura completa com lazer, diversão e monitoria para aproveitar com…

7 de novembro de 2023

6 motivos para começar a planejar sua viagem hoje mesmo

Quer viajar com toda a tranquilidade, sem nenhuma surpresa desagradável? Então, você precisa começar a…

31 de outubro de 2023

5 dicas para manter sua viagem em alta temporada dentro do orçamento

Realizar um bom planejamento financeiro é essencial para quem quer viajar na alta temporada sem…

25 de outubro de 2023

Viajar em alta temporada no Brasil: o guia completo para você aproveitar!

Viajar em alta temporada não precisa ser sinônimo de muito gasto e estresse. Mas, para…

29 de setembro de 2023