O Rio Grande do Sul pode até não ter as praias badaladas do litoral catarinense, mas nem por isso deixa de guardar surpresas incríveis aos seus visitantes. Quem passa as férias em Torres, por exemplo, pode passar por experiências interessantes, como um voo de balão. Já se imaginou fazendo isso em algum momento? Também vai se surpreender com a beleza dos penhascos que deram origem ao nome da cidade.

Torres começou a ser povoada em 1809, quando uma guarnição militar foi criada por lá, ainda nos tempos em que o Brasil era dividido por capitanias. A cidade também é conhecida pelos gaúchos por ter apoiado a Revolução Farroupilha. Seu centro histórico guarda até hoje os resquícios desse período.

Neste post, vamos mostrar para você as melhores atrações de Torres, com as dicas do que fazer no litoral gaúcho e como aproveitar melhor as suas férias por lá. Confira!

Aproveitar as praias de Torres

Já que estamos falando de litoral, o ideal é começar o roteiro pelas praias, certo? Em Torres, as belezas naturais encantam os visitantes, principalmente em sua praia mais conhecida, a da Guarita, um dos cartões postais da cidade. É lá que podem ser avistadas as torres do Meio e Sul. O mar é agitado, bom para quem gosta de praticar surf, e não há muitas barracas nas areias.

Depois, você pode fazer um passeio de barco até a Ilha dos Lobos, que tem esse nome por receber leões e lobos-marinhos. A unidade de conservação é mantida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A visitação é permitida apenas de abril a dezembro, mas não é possível desembarcar na ilha.

Voltando à terra firme, a Praia Molhes é a que fica mais cheia de turistas em sua larga extensão de areia. Muitas pessoas aproveitam o local para pescar. Nela, a infraestrutura turística é completa, com restaurantes e bares. Se você prefere um lugar mais sossegado, vá até a Praia de Itapeva, com mar calmo e águas limpas. Outro ponto tranquilo é a Prainha onde, em vez de areia, há um extenso gramado no qual os visitantes descansam sobre as cangas e toalhas.

Fazer uma caminhada em Morro dos Macacos

As férias em Torres também podem ser aproveitadas pelos amantes de uma boa caminhada. Um dos lugares perfeitos para isso fica na vizinha Passo de Torres, no Morro dos Macacos. Mata nativa e a presença do macaco-prego são as atrações desse passeio, já que ali é o habitat deles.

Aproveitando que está pela região, vá até o Criatório São Lucas, onde você poderá conferir diversas espécies de aves exóticas. Os dois passeios são pagos, pois ficam dentro de propriedades particulares.

Praticar stand up paddle, andar de bicicleta, saltar de paraquedas ou voar de balão

Gosta de praticar esportes? Torres oferece uma série de opções para você. Além das extensas faixas de areia, que permitem aos visitantes jogar futebol ou frescobol na praia, é possível alugar pranchas para o stand up paddle. O esporte oferece muita tranquilidade, e é uma forma de ver a cidade por outro ângulo. Os passeios ocorrem todos os dias e duram uma hora.

Também há a opção de alugar uma bicicleta para conhecer as praias e o centro histórico de Torres. Em geral, as bikes são alugadas por meio turno ou por diária, mas também podem ser reservadas por hora.

Já quem deseja ver a cidade do alto tem duas opções. Se for corajoso, pode escolher uma das escolas de paraquedismo da cidade para fazer um salto duplo de paraquedas, com o instrutor. Os saltos podem ocorrer no aeroporto da cidade, que fica na Estrada do Mar, ou na Praia Grande, a depender das condições.

Por fim, se estiver em Torres perto do período da Páscoa, poderá participar do Festival Internacional de Balonismo da cidade. O evento ocorre anualmente, colorindo o céu do litoral gaúcho e oferecendo uma experiência única aos turistas.

Fazer trilhas com os amigos

Quem gosta de trilhas também tem o que fazer em Torres. Uma das opções é sair da cidade caminhando até o Parque Estadual de Itapeva (PEVA). A trilha é de fácil acesso e pode ser acompanhada por um guia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. São cerca de 700 metros pela mata, apreciando as belezas da fauna e da flora da região.

Outra possibilidade é procurar o guia do Centro Interativo Espaço Mar, que levará você às grutas da Praia da Guarita, além de passar pela Prainha, Torre do Meio e Praia da Cal. A vantagem desse passeio será ouvir sobre as histórias, a cultura e as formações geográficas da região.

Por fim, bem próximo a Torres, fica a Praia Grande, já em Santa Catarina, onde você poderá fazer uma caminhada de pouco mais de uma hora às margens e por dentro do Cânion Malacara. Você vai se surpreender com as piscinas naturais e as paisagens incríveis do lugar.

Aproveitar para conhecer os cânions de Aparados da Serra

Por falar em cânions, uma vez de férias em Torres é quase impossível não aproveitar para conhecer o Parque Nacional de Aparados da Serra. Lá, você terá a companhia de um guia, que vai mostrar a natureza exuberante da região, percorrendo duas trilhas pelas bordas do cânion.

Uma das paradas permite um visual impressionante das cascatas Véu de Noiva e Andorinhas. Na outra trilha, que dura quase três horas, a vista dos paredões é o que chama a atenção dos caminhantes.

Para chegar em Torres, há pelo menos três opções. De avião, o aeroporto mais próximo fica em Porto Alegre, a 190 quilômetros da cidade. Se for de carro, a opção é a BR 101, tanto para quem vem do Sul quanto do Norte. Por fim, você pode chegar à cidade de ônibus, partindo de Porto Alegre pela viação Unesul.

Assim como em qualquer viagem, para passar as férias em Torres, é importante que você faça um planejamento. Verifique as melhores datas, quanto tempo vai passar na região e elabore um roteiro com os passeios mais interessantes para você e sua família ou amigos. Não deixe de reservar o hotel com antecedência para garantir a sua vaga.

E se você quiser ter oportunidades de viajar todos os anos com mais comodidade e economia, entre em contato conosco para conhecer as vantagens do nosso clube de viagens!