fbpx

O ano de 2019 fez com que Foz do Iguaçu se tornasse ainda mais conhecida, tanto nacionalmente quanto internacionalmente: a cidade recebeu recorde de turistas, ultrapassando a faixa de 2 milhões. Esse índice superou em 6,6% o do ano anterior, comprovando que a região traz atrativos que merecem atenção para quem deseja planejar uma viagem.

Entre os motivos que fazem com que a cidade tenha tanto sucesso, destacam-se as amplas alternativas de lazer e entretenimento, o fato de ser uma das sete maravilhas naturais do mundo, além de contar com opções de turismo que atendem a todos os gostos.

Pensando nisso, elaboramos este texto para que você tenha um guia rápido para planejar uma viagem a Foz. Saiba mais!

Conheça as características da cidade

Antes de explorarmos um pouco mais sobre os atrativos de Foz do Iguaçu, vamos explicar sobre suas características principais. Confira!

Como é Foz do Iguaçu?

O município localizado no estado do Paraná tem população estimada, no último censo, em torno de 250 mil habitantes. É uma das regiões com maior amplitude térmica do estado, isto é, local onde há maior diferença entre as temperaturas mínima e máxima em um mesmo dia — cerca de 14º C.

É considerada uma das mercocidades do Brasil, pois faz fronteira com municípios de outros países — Ciudad Del Este, do Paraguai, e Puerto Iguazú, da Argentina. Devido a todas as suas belezas naturais, o que mais se destaca na cidade são justamente os seus pontos turísticos, que abordaremos mais adiante.

Qual a melhor época para viajar até lá?

Há algumas diferenças observadas pelos turistas no que se refere às estações do ano quando se visita Foz do Iguaçu. Nos períodos que compreendem outubro e março, por exemplo, são dias com temperaturas mais quentes, em que as cataratas do parque nacional costumam ter uma vazão maior.

Dessa forma, caso esse passeio esteja em seu roteiro, saiba que você vai se refrescar da temperatura que se aproxima dos 30º C — com certeza, você vai se molhar!

Já os meses que compreendem o período entre abril e setembro, como na maior parte da região Sul, são mais secos e com temperaturas mais baixas, chegando a fazer frio em alguns dias. Há registros de temperaturas que se aproximam dos 10º C.

No entanto, conforme explicamos, nesse mesmo dia, a temperatura máxima pode chegar a 25º C, não comprometendo a qualidade do passeio.

Saiba quais são os pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a cidade de Foz do Iguaçu, chegou o momento de conhecermos quais são aqueles pontos que não podem ficar de fora de seu roteiro. Veja!

Cataratas do Iguaçu

Talvez esse seja o ponto mais conhecido da cidade, que atrai turistas de muitos locais do mundo. As Cataratas do Iguaçu são um espetáculo à parte, com cerca de 275 quedas espalhadas ao longo dos 3 quilômetros do Rio do Iguaçu, local onde formam o Parque Nacional do Iguaçu.

Considerado um Patrimônio Mundial Natural da Unesco, os visitantes têm a oportunidade de andar pelas passarelas do parque, fazer registros incríveis e ter um contato único com esse tipo de beleza natural.

A queda mais conhecida é denominada Garganta do Diabo, com 82 metros de altura e 700 metros de comprimento — é ela que marca a divisa entre Brasil e Argentina.

Parque das Aves

Especialmente para quem vai viajar com crianças, é preciso traçar um roteiro que também aguce a curiosidade dos pequenos e ainda contribua para o seu aprendizado. O Parque das Aves é uma excelente opção, que atende a essas características, justamente pela experiência rica de ter contato próximo com espécies que, muitas vezes, só podem ser vistas em ambientes como esses.

Além disso, ele é o maior viveiro do mundo especializado em araras. Lá, você e sua família terão a oportunidade de ver de perto não apenas espécies conhecidas, como também algumas mais exóticas. Além disso, conta com um borboletário que está entre árvores e plantas.

Macucu Safári

Você é do tipo de pessoa que deseja acrescentar um pouco de adrenalina em seu passeio e em seus dias de descanso? Então, não pode deixar de conhecer o Macucu Safári. Essa aventura é dividida em três partes diferentes.

Na primeira, vai andar por alguns minutos de jipe pela floresta. Nesse momento, o guia vai fazer algumas paradas justamente para explicar a origem de algumas plantas nativas, como é a espécie, entre outras curiosidades.

Logo em seguida, vai fazer uma caminhada de 600 metros sob uma das passarelas suspensas, onde tem a oportunidade de ver algumas das cascatas por outro ângulo.

Como falamos de aventura, chegou o momento em que os turistas consideram como um dos mais emocionantes: em um bimotor inflável, o guia, juntamente aos turistas, vai andar pelas corredeiras, onde os visitantes vivenciarão uma experiência única.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

A cidade de Foz do Iguaçu permite que os turistas tenham contato com um espaço que não é apenas natural, mas também algo desenvolvido pelo próprio homem e que consiste em um dos maiores exemplos de engenharia moderna em nosso país. A Usina Hidrelétrica de Itaipu foi construída no Rio Paraná, entre Paraguai e o Brasil.

É ela que gera energia renovável para ambas as nações. Entre os passeios que podem ser desfrutados pelos turistas, destacam-se:

  • visita panorâmica, oferecendo a oportunidade de conhecer de maneira mais aprofundada todo o projeto;
  • Refúgio Biológico, local onde há um santuário de espécies nativas;
  • observatório, entre outros.

Dessa forma, esse passeio comprova que Foz traz alternativas que vão além das Cataratas, permitindo que esses dias de férias sejam inesquecíveis para qualquer turista.

Você pôde entender um pouco mais sobre as principais características de Foz do Iguaçu, além de conhecer os principais pontos que devem constar em seu roteiro. Para que tudo saia dentro do previsto, estude quais são os que mais condizem com o perfil dos seus companheiros de viagem. Elabore um passeio que agrade a todos os gostos.

Gostou dessas dicas e deseja acompanhar novos conteúdos como este? É só seguir nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Powered by Rock Convert