Conheça as maiores Festas Juninas no Brasil e programe sua viagem!
Junho chegou e ele vem trazendo uma das comemorações mais esperadas: festa junina no Brasil. Os festejos para celebrar São João, Santo Antônio e São Pedro são sempre regados a uma explosão de cores, ritmos e sabores com suas comidas típicas e quadrilhas, especialmente no Nordeste do Brasil.
Muito tradicional em alguns estados, as festas juninas no Brasil são um convite ao viajante que deseja uma experiência enriquecedora. Isso porque reúne músicas e danças típicas que retratam a história das cidades, decoração caprichada e quitutes que agradam a toda a família de viajantes.
Dada a riqueza cultural envolvida na festa, que tal planejar uma viagem para conhecer mais a cultura junina no Brasil? Seja para o fim do mês ou para colocar no radar para o próximo ano, há diversas opções para aproveitar, especialmente no Nordeste brasileiro. Confira!
Festa Junina no Brasil: qual é a origem?
A origem da festa remete ao culto aos deuses pagãos. Porém, após fortes influências do catolicismo, a festa foi associada a santos católicos como Santo Antônio, São João e São Pedro.
As festas juninas são comemoradas no Brasil desde o século XVII, trazidas pelos portugueses. Essa é a segunda maior comemoração feita pelos brasileiros, atrás somente do Carnaval.
Aos poucos, a festa se misturou com elementos próprios do interior brasileiro e as tradições sertanejas. Os enfeites, as danças e as comidas típicas atuais são uma junção das culturas europeia, indígena e africana.
Continue essa leitura e confira as principais festas que ocorrem no país!
Festa Junina no Brasil: as 5 melhores
1. São João de Campina Grande, Campina Grande (PB)
Ver essa foto no Instagram
A “maior festa de São João do Mundo” se estende pelo mês inteiro e acontece no Parque do Povo, em Campina Grande, Paraíba. A festividade inclui:
- Campeonato de quadrilhas;
- Casamento coletivo no dia de Santo Antônio (13 de junho);
- “Ilhas de forró” pé-de-serra, nas quais a festa nunca para;
- Shows de grandes nomes da música nordestina, como Elba Ramalho e Alceu Valença.
Durante esse período, Campina Grande respira festa junina. Ao chegar, já é possível sentir o aroma da comida de milho e se aquecer nas fogueiras montadas pelos moradores nas ruas. Uma cidade cenográfica também é criada para aproximar o turista das raízes do local. É uma atração imperdível para todas as idades!
A cidade fica a apenas duas horas da capital do estado da Paraíba, João Pessoa. Por isso, o viajante que quer aproveitar o São João de Campina Grande pode se hospedar tanto na própria cidade quanto em João Pessoa com o Clube!
Opções para aproveitar a festa com o Clube não faltam!
2. São João de Caruaru (PE)
Caruaru, ou a “Capital do Forró”, também é destaque no que se refere à comemoração do São João. Nessa época, a cidade fica completamente enfeitada com bandeirolas, bonecos temáticos e balões.
Além disso, a festa é palco de mais de 400 shows durante o Arraiá, além quadrilhas que conseguem reunir até 4 mil pessoas, forrós, desfiles e até mesmo um Expresso do Forró – uma locomotiva temática com shows de forró dentro dos vagões!
O destino é considerado pela Unesco como o maior Centro de Artes Figurativas das Américas. A cidade de Caruaru, em Pernambuco, respira cultura regional. Literatura de Cordel, peças de barro e cerâmica com inspiração nas obras do Mestre Vitalino, e o rei do baião, Luiz Gonzaga são ícones da cidade.
Aproveite o São João de Caruaru com o Clube!
3. Forró do Caju, Aracaju (SE)
O Forró do Caju, festa junina da capital de Sergipe, acontece desde 2001, e atrai um público de cerca de um milhão de pessoas todos os anos. São 6 dias de festa na Praça Hilton Lopes, com direito a shows musicais, quadrilhas e muuuuita comida!
Ao chegar na cidade, o turista é convidado a passear com a Marinete do Forró. Uma jardineira – ônibus adaptado ao turismo – com decoração junina, leva os visitantes a conhecerem a história da cidade e seus pontos turísticos.
Visitar Aracaju em junho é fazer uma viagem completa, que une as delícias dos frutos do mar da região com a tradição das festas juninas nordestinas.
Hospede-se em Aracaju para aproveitar o Forró do Caju com o Clube!
4. Mossoró, cidade junina (RN)
Ver essa foto no Instagram
O “São João mais cultural do mundo” é uma das festas juninas mais tradicionais do Nordeste brasileiro. Todos os anos, apresenta diversas atrações aos turistas e moradores, como, por exemplo:
- O bloco junino “Pingo da Mei Dia”, o mais antigo da cidade, e que arrasta multidões pelo Corredor Cultural de Mossoró, com três trios elétricos e diversas atrações musicais;
- A apresentação teatral com o espetáculo “Chuva de Bala”, que é encenado em frente à Capela de São Vicente, e conta a história dos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade, em 1927;
- Um palco é montado na Estação das Artes, trazendo apresentações culturais, teatro, e cultura popular que valorizam os artistas locais e suas peculiaridades;
- Uma visita ao Museu do Cangaço mostra mais sobre esses fatos históricos de Mossoró.
O destino, que fica localizado no Rio Grande do Norte, é possível visitar o Memorial da Resistência e as dunas salinas de Mossoró, grandes pirâmides de sal formadas pela produção desse mineral, ideais para quem deseja conhecer mais da cultura do local.
Além disso, a cidade conta com um parque arqueológico em seus arredores, o Lajedo de Soledade. Neste conjunto de rochas preservadas é possível observar fósseis animais e escritas rupestres.
Aproveite Mossoró com o Clube!
5. Bumba-Meu-Boi, São Luís (MA)
O tradicional festejo do Maranhão atrai milhares de pessoas todos os anos para assistirem os grupos folclóricos contando a história da escrava Mãe Catirina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado.
Os integrantes se apresentam ao redor de bois coloridos, em um festival repleto de danças, ritmos e cores. O principal palco de shows e atividades culturais é a Praça Maria Aragão, que recebe o nome de “Terreiro da Maria” durante o período.
O destino conta com um rico centro histórico, com aproximadamente 4 mil construções históricas. Uma parte delas é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural. Os Lençóis Maranhenses, situados a 270 km ou cerca de 5 horas de carro, são destino obrigatório para quem visita a cidade.
Aprecie o Bumba-meu-boi e aproveite São Luís com o Clube!
Conclusão
O Brasil está repleto de cultura, tradições e histórias que valem a pena conhecer bem de pertinho. E sabe como você pode viajar o ano inteiro para aproveitar tudo isso? Com o Clube Viajar Faz Bem!
São quatro opções de pacotes, que vão de 35 mil a 140 mil pontos para você escolher o número de diárias que terá direito a utilizar todos os anos. É só pagar a primeira mensalidade do Clube e começar a viajar.