Pensou em viagem? Pensou em dinheiro, né! Mas, nem tudo é só dinheiro e sim organização. Confira nossas dicas para viajar sem estourar o orçamento!
Dicas para viajar sem estourar o orçamento!
Muitas pessoas acreditam que é preciso juntar muito dinheiro antes de fazer uma viagem e acabam adiando o sonho por priorizar outras despesas. Principalmente, se for uma viagem internacional. De fato, considerando os valores do dólar e do euro, viajar para fora não é assim tão barato. Mas existem algumas dicas para seguir em qualquer viagem – seja no Brasil ou no exterior – para economizar e ainda aproveitar o destino.
Veja algumas dicas para organizar seu orçamento e ter uma viagem tranquila:
Primeiro passo
O planejamento de uma viagem visando economizar deve começar muito antes da busca de passagens aéreas ou de hospedagem. A definição dos detalhes deve ser feita de forma conjunta entre os envolvidos, seja família ou amigos. É nesse momento que devem ser definidas as prioridades e, com base nelas, feito o orçamento. Quem tem como foco conhecer o máximo de atrações turísticas no destino pode ter de economizar mais com hospedagem. Quem prefere o máximo de conforto no hotel também pode ter de optar por viajar para algum lugar mais próximo de casa.
Com todos os detalhes concordados entre quem vai viajar, chega a hora de orçar quanto deve ser gasto com cada despesa, incluindo a locomoção no próprio destino, alimentação e acesso a atrações turísticas. Também é importante reservar uma quantia em dinheiro para levar para possíveis imprevistos.
Meio de transporte
Um dos maiores gastos da viagem é com certeza o meio de transporte utilizado para chegar ao destino. O ideal é separar um período de 45 a 90 dias antes da data para de ida para conseguir os melhores preços das passagens. Essa é uma das mais importantes dicas para viajar sem estourar o orçamento.
Hospedagem
A escolha da hospedagem deve ser feita com cautela para evitar que o barato saia caro. Algumas locações mais em conta podem não compensar devido à falta de conforto, por isso, é importante colocar na ponta do lápis possíveis gastos com alimentação para ver quando compensa optar por uma hospedagem já com refeições inclusas. Outra dica é buscar locais sem taxa de cancelamento para que não haja prejuízos no caso de imprevistos.
Alimentação
O recomendado é, antes mesmo da viagem, já buscar restaurantes e bares na cidade de destino. Normalmente, é possível encontrar cardápios nas redes sociais para já se ter uma ideia de preços.
Quem quiser economizar nesse quesito pode optar por se hospedar em um hostel que tenha cozinha. Comprar os alimentos no supermercado e cozinhar na acomodação traz uma economia considerável comparado aos preços de restaurantes.