Para os amantes de comida bem temperada e apimentada, conheça 5 pratos típicos da Bahia e fique com água na boca!
Conheça 5 pratos típicos da Bahia!
A comida baiana é uma das mais famosas do Brasil. Quando for perguntar o que comer em Salvador, a resposta nunca será tão fácil, afinal de contas, a variedade de pratos típicos da Bahia é imensa.
Você deve estar preparado para encontrar uma explosão de sabores, aromas e cores marcantes. O peixe está sempre presente, assim como também os frutos do mar, azeite de dendê e pimenta.
Acarajé
Este bolinho de feijão fradinho temperado com cebola e sal, frito em azeite de dendê foi trazido pelos africanos na época da escravidão, quando aliás começou o seu comércio. Dos terreiros de candomblé, onde era oferecido aos orixás Iansã e Xangô, tornou-se popular entre todas as classes sociais ao longo do tempo.
Tradicionalmente, o acarajé pode ser recheado com vatapá, caruru, salada e camarão seco. Como quem avisa amigo é, vou logo dizendo para ter cuidado com a pimenta da baiana, pois ela é bem forte.
Bobó de camarão
O bobó de camarão pode até ser considerado afro-baiano, mas, com certeza, deve muito aos indígenas. A princípio, o bobó era feito com inhame. Com o passar do tempo, no entanto, ele foi substituído pelo aipim – também conhecido como mandioca ou macaxeira. O fato é que a combinação do purê preparado com o aipim, mais camarão, coentro, dendê e leite de coco produz um resultado de muito sabor! O arroz branco é o companheiro ideal para o bobó. Entretanto, há ainda quem goste de um bom pirão para acompanhar.
Vatapá
Ver essa foto no Instagram
O Vatapá é um prato típico da culinária nordestina e nortista, e tem presença garantida nos cardápios dos pratos típicos da Bahia, seja servido como acompanhamento de outras comidinhas ou como recheio de um bom acarajé ou abará.
O seu preparo pode incluir amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola, tomate, farinha de rosca e fubá. Como todo prato baiano, se você não está familiarizado com a pimenta, é bom lembrar de pedir o seu “frio”, que é a opção menos picante do prato.
Maniçoba
Ver essa foto no Instagram
A maniçoba é muito conhecida na culinária nordestina e nortista brasileira. Há um segredo no preparo desse prato: as folhas de mandioca, ingrediente principal da receita, devem ser moídas e fervidas por toda uma semana para serem consumidas. A partir daí, são acrescentadas carnes bovina e suína, e outros ingredientes defumados e salgados. Por isso, em certos lugares também é conhecida como “Feijoada Paraense”.
Caldo de Sururu
O pequeno molusco conhecido como “sururu”, muito comum nos manguezais, sai direto de suas conchas para agradar aos paladares mais exigentes dos que provaram as delícias dos pratos de Salvador. O caldinho de sururu é uma pedida indispensável como entrada dois pratos principais nos melhores restaurantes da capital baiana. A receita leva cebola, tomate, coentro, cheiro-verde e leite de coco.
O que achou das nossas sugestões de comidas baianas na matéria Conheça 5 pratos típicos da Bahia?
Confira abaixo, onde se hospedar na Bahia para provar essas delícias.
- Grande Hotel Da Barra – Salvador
- Pousada Catamara – Arraial D’ Ajuda
- Porto Seguro Eco Bahia Hotel – Porto Seguro