Viajar em alta temporada não precisa ser sinônimo de muito gasto e estresse. Mas, para isso, você precisa contar com um bom planejamento.
Quem não curte viajar em alta temporada, ou seja, nas férias de meio e fim de ano, ou em um feriadão? Esses períodos de alta temporada são perfeitos para aproveitar em família e curtir o máximo do verão ou do inverno.
Porém, se toda viagem requer planejamento, na alta temporada, isso merece ainda mais atenção. Isso porque passagens, hotéis e atrações podem sofrer alterações, seja no valor, seja na disponibilidade.
No caso das hospedagens , por exemplo, contar com um clube de viagem nesse momento pode ser a escolha certa para evitar surpresas.
Afinal, você sabe como se preparar para viajar em alta temporada? Entende quais são os prós e contras de escolher essa época para um passeio? Neste post, vamos responder a essas perguntas e ainda dar algumas dicas para esse tipo de viagem. Vamos lá?
O que é a alta temporada?
O período de alta temporada é aquele no qual os destinos de viagem são mais procurados e acabam recebendo muitos turistas. A alta temporada ocorre em diferentes épocas do ano, e é influenciada por diversos fatores. Os principais são:
- Estação do ano;
- Férias coletivas e escolares;
- Atrações datadas, etc.
Como a procura aumenta durante esse período, é comum que os preços também fiquem mais altos. Além disso, é mais difícil conseguir reservas e ingressos para atrações turísticas de última hora.
Alta Temporada no Brasil
O Brasil tem destinos incríveis para conhecer em todas as épocas do ano. Porém, alguns lugares são mais famosos entre os turistas e acabam atraindo um público maior em certos períodos, como:
- Carnaval;
- Semana Santa;
- Dia de São João;
- Natal;
- Réveillon.
Quais são os meses de alta temporada para viajar no Brasil?
No Brasil, a alta temporada coincide com as férias escolares: os meses de dezembro, janeiro e julho. Durante esse período, os viajantes costumam buscar destinos com praia ou ideais para viajar em família, com crianças ou amigos.
Os feriados prolongados e datas comemorativas também podem aumentar o fluxo de viajantes nos destinos mais turísticos.
Nesses períodos, as cidades turísticas costumam ficar lotadas e os preços, bastante elevados. Mas, para quem só pode ou prefere viajar nessa época, a dica é fazer um planejamento prévio para poder aproveitar bastante a viagem.
Como saber se é alta ou baixa temporada no Brasil?
Essa conta é bastante simples: tirando os meses de dezembro, janeiro e julho, e os feriados nacionais, todos os outros meses do ano são períodos de baixa temporada no Brasil. Nesses períodos, o viajante consegue encontrar valores mais acessíveis e passagens em promoção com mais facilidade.
Apesar disso, a alta temporada em alguns destinos é influenciada por outros fatores, como destinos de ecoturismo ou nos quais as piscinas naturais são as maiores atrações.
Os festivais e atrações locais também podem influenciar a alta temporada em alguns destinos. Exemplo disso é o Festival de Cinema de Gramado (RS), que geralmente ocorre em agosto. Por isso, pesquise o calendário de eventos da cidade que deseja visitar antes de viajar!
Você sabe qual é o seu perfil de Viajante?
Descubra no teste que a Viajar Faz Bem preparou para você! 🤍
Prós e contras de viajar em alta temporada
As viagens em alta temporada têm suas vantagens, mas também contam com alguns pontos desfavoráveis. Por isso, é necessário pesar todos esses fatores antes de decidir viajar nesse período. Confira os principais prós e contras das viagens em alta temporada:
Prós
Viajar com a família e amigos
Uma das principais da viajar em alta temporada é a possibilidade de viajar com a família e amigos. Nas férias escolares ou coletivas, é muito mais fácil encontrar disponibilidade para fazer uma ótima viagem em grupo.
Mais chances de conhecer pessoas
Fazer uma viagem é ideal para quem quer conhecer locais nunca antes visitados, culturas e fazer novas amizades. Afinal, esse tipo de experiência pode aproximar pessoas que estão dispostas a interagir e fazer coisas novas. E, se você quer encontrar pessoas novas, os destinos turísticos estão cheinhos de viajantes na alta temporada.
Mais chances de encontrar atrações e locais funcionando
É comum encontrar locais ou atrações que só funcionam durante a alta temporada nos destinos turísticos. Também é comum que haja locais que funcionem na baixa temporada, mas com horários restritos, o que dificulta a visita.
Contras
Alto custo
Devido à alta procura, na alta temporada os preços costumam ficar bastante elevados. Normalmente, hospedagem, alimentação, ingressos para pontos turísticos e até mesmo o transporte podem ter reajustes, encarecendo a viagem.
Pontos turísticos cheios
Para quem quer conhecer novas pessoas, essa é uma vantagem. Mas, é preciso considerar que locais cheios significam filas e bastante tempo de espera para conseguir acessar pontos turísticos. Especialmente quando há limite de quantidade de visitantes.
Também é preciso ter em mente que restaurantes e lanchonetes podem ficar com o atendimento mais demorado, de acordo com a demanda.
Poucas disponibilidade de hotéis e pousadas
Nos períodos de alta temporada, as hospedagens também ficam bem cheias, em especial as bem avaliadas. Dessa forma, o hotel preferido pode ficar mais caro, não ter disponibilidade, ter alterações nas políticas de cancelamento, etc.
Quais são os destinos mais procurados para viajar em alta temporada no Brasil?
Na alta temporada brasileira, os destinos mais procurados são os de praia. Assim, locais no Nordeste sempre aparecem no topo da lista pelo clima de verão o ano inteiro. Confira os principais destinos, conforme o período:
- No réveillon ou Carnaval destinos como Rio de Janeiro e Salvador são muito procurados por turistas de todo o mundo, que buscam curtir as festas brasileiras mais tradicionais;
- No inverno ou no Natal, Gramado e Canela são os destinos mais buscados por quem curte um friozinho ou quer assistir ao espetáculo do Natal Luz;
- Nas férias, Recife é um dos destinos queridinhos. Isso porque, diferente de outros locais, no verão, quase não chove por lá;
- No verão, o Rio Grande do Norte é um destino muito procurado, devido aos preços relativamente mais baixos. Esse também é um destino para quem quer fugir do período de chuvas.
Quais são os destinos mais tranquilos para viajar em alta temporada no Brasil?
O bom de morar em um país continental como o Brasil é que há opções para quem quer viajar nas férias, mas quer fugir do tumulto. Confira alguns exemplos:
- A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é perfeita para quem quer relaxar e fazer passeios culturais e históricos. No local, é possível ter dias tranquilos e aproveitar atividades legais nos dias que você quiser aproveitar;
- A Chapada Diamantina é outra ótima opção, com muitas grutas e cachoeiras para passar o dia relaxando. Para os fãs do ecoturismo, a cidade baiana é o destino ideal.
Dicas para você se planejar para viajar em alta temporada
Pode parecer difícil, mas é possível viajar durante a alta temporada aproveitando muito e gastando somente o necessário. Porém, para isso, é necessário fazer um planejamento de viagem detalhado. Confira algumas dicas que irão te ajudar nessa tarefa:
1. Planejamento é a palavra-chave para quem quer viajar na alta temporada
Planejar é uma forma de começar a entrar no clima da viagem. Mas, pensando na alta temporada, é fundamental que você comece o quanto antes. De preferência, pelo menos seis meses antes. Mas, dependendo do caso, é possível conseguir bons resultados mesmo com três meses de antecedência.
Assim, faça uma lista de possíveis destinos e comece a pesquisar sobre eles para fazer um levantamento dos custos para a viagem. Com o orçamento em mãos, comece a montar uma reserva financeira para pagar os custos. O segredo é ter paciência para encontrar os melhores preços e disponibilidades.
2. Faça muitas pesquisas e crie alertas de passagens
Após decidir o destino, você deve começar a procurar as opções de passagens mais baratas. As companhias aéreas costumam fazer promoções mensais, que são ótimas oportunidades para pagar mais barato. Por isso, crie alertas de preços nos sites de busca para monitorar essa variação.
Além disso, inclua a cotação de pacotes turísticos em seu planejamento, mas avalie se esta é a opção mais viável, econômica e que te dá liberdade para aproveitar sua viagem.
3.Reserve sua hospedagem com, no mínimo, três meses de antecedência
Na alta temporada, os hotéis costumam trabalhar com uma tabela com preços de hospedagem mais elevados. Por isso, é fundamental procurar fazer sua reserva o quanto antes para garantir a disponibilidade e as melhores tarifas.
No Clube, por exemplo, a recomendação é que os viajantes façam sua reserva com, pelo menos, três meses de antecedência. Assim, conseguem aproveitar os hotéis e destinos queridinhos com todo conforto, comodidade e gastando menos pontos de seu plano.
Conheça os planos de viagem do Clube!
4. Defina um roteiro antes de partir para sua viagem
Como na alta temporada os destinos costumam estar lotados, definir o que você pretende fazer e visitar com antecedência é fundamental. Essa é uma forma de otimizar sua programação e distribuir seus interesses para fazer o máximo de coisas possíveis no local.
Se o destino escolhido tem pontos turísticos muito famosos, procure comprar o ingresso com antecedência para evitar indisponibilidade e filas. Também busque reservar restaurantes e outros locais concorridos com antecedência.
Quando você deixa para escolher o que fazer após chegar no destino, corre o risco de não conseguir aproveitar algumas experiências devido à alta procura. Também busque ser flexível em sua programação para aproveitar ao máximo os locais.
5. Tenha “planos B” para o seu roteiro
Caso você se depare com um local muito cheio ou sem disponibilidade, busque outras possibilidades para aproveitar o destino. Defina algumas alternativas para você conseguir aproveitar, mesmo que não consiga visitar os pontos turísticos principais naquele momento. Com isso, você pode otimizar sua viagem e aproveitar ao máximo o destino escolhido.
6. Tenha um seguro para atrasos, cancelamentos e imprevistos
Em períodos com grande procura, é comum que voos atrasem ou sejam cancelados, dependendo da forma como a companhia aérea e o aeroporto lidam com o volume de passageiros.
Claro que não é possível evitar essas situações, mas com um seguro de viagem é possível evitar maiores transtornos devido aos imprevistos. Esse tipo de seguro costuma incluir cobertura para mudanças de horários e cobrir suas necessidades enquanto você aguarda.
7. Cuidado com a bagagem
Para ter uma viagem confortável, é fundamental preparar sua mala de maneira adequada ao período do ano e às atividades que você pretende realizar. Busque levar calçados e roupas confortáveis para enfrentar as possíveis filas, por exemplo.
Além disso, quanto mais malas você despachar em um aeroporto movimentado, mais correrá o risco de elas se perderem em meio às conexões. Se possível, sempre opte por viajar apenas com a mala de mão, que estará próxima de você.
Os seguros também são bem úteis em caso de perda, pois dão todo o suporte para o passageiro localizar sua bagagem ou ressarcir seu valor.
Conclusão
Apesar de exigir um planejamento mais detalhado, viajar em alta temporada pode ser muito relaxante e divertido. Reunir amigos e família para aquele passeio com certeza fará com que você consiga renovar as energias!
Com um clube de viagens, como a Viajar Faz Bem SBTUR, você não precisa se preocupar com os altos custos ou dificuldade de disponibilidade de hospedagens. Fazendo sua reserva com, no mínimo, três meses de antecedência, você garante sua estadia nos melhores hotéis e economiza em seu plano!
Nossas dicas te ajudaram? Então, continue acompanhando nosso blog e assine nossa newsletter para receber as novidades em seu e-mail!