É semana de natal e muita gente está no clima das tradições natalinas. Separamos 5 curiosidades sobre como o Natal é comemorado no Brasil. Acompanhe!
Sabemos que pelo mundo, há diferentes formas de se comemorar o Natal. São vários pratos típicos, cores, horários diferentes e lembranças da infância. Mas como são as tradições natalinas pelas regiões do Brasil? Trouxemos 5 curiosidades e dicas para se inspirar e conhecer. Acompanhe!
Tempo de leitura: 5 minutos
Você vai ler sobre: Tradições e atrações natalinas pelo Brasil
Costumes e decorações das cidades
Em muitos países, o Natal é comemorado em baixas temperaturas, o que nos remete aos filmes da “sessão da tarde” e viagens com neve.
No Brasil, a data é comemorada oficialmente dia 25 de dezembro, onde muitos brasileiros gostam de fazer a famosa Ceia de Natal na véspera, dia 24. Mas você sabia que as tradições natalinas são comemoradas de forma diferente em nosso país? É por isso que trouxemos 5 curiosidades sobre as atrações e tradições abaixo:
- Recife e o Baile do Menino Deus
Em Recife, já está sendo comemorado o Natal e isso acontece desde 1983. Lá, é feito desfiles de reisados e pastoris, para celebrar o nascimento de Jesus. As ruas de Recife antigo se enchem de gente de todas as idades emocionada e encantada com teatro a céu aberto e mais de 18 bailarinos voluntários, luzes, cantorias e cortejos. É tradição narrar os acontecimentos natalinos com figuras brasileiras e regionalistas, como João Pé de Feijão e Ogum. O espetáculo Baile do Menino Jesus celebra a décima sexta vez em homenagem à cultura nordestina.
- Em Gramado, Natal Luz é comemorado por 3 meses
Iniciando esse ano dia 24 de outubro, as comemorações natalinas do pessoal gaúcho, começam bem cedo e vão além do dia 25/12, finalizando, dia 12 de janeiro de 2020. Muitas pessoas economizam para viajar para a tríade Gramado, Canela, ou Nova Petrópolis (que ficam logo ali) para conseguirem hotéis e desfrutar a mega temporada do ano: Tradições gaúchas de Natal. Em Gramado, temos o Natal Luz, comemorado desde 1986 em Canela, desde 1988, o “Sonho de Canela” e em Nova Petrópolis, “Natal no Jardim da Serra Gaúcha”. São inúmeras atrações, onde a maior dica é assistir a Árvore Cantante, onde um coral infantil imita uma árvore e entoa músicas festivas acompanhado de bailarinos.
- A Vila Germânica de Blumenau entra na Magia de Natal
A “Magia de Natal” proporciona o resgate à infância natalina alemã. Com desfiles pela Vila Germânica, famosa pela anual Oktoberfest, mais de 400 personagens dão vida e luz às atrações lúdicas e conta até com patinação no gelo. Atenção para a gastronomia que oferece além dos tradicionais pratos alemães, como salada de batatas e salsichas cozidas. Algumas famílias seguem o tradicional Adventskalender, uma espécie de calendário de “portinhas” que contam os 24 dias para o Natal. Cada portinha contém um presentinho e não somente crianças se divertem, como adultos também.
- Petrópolis/RJ e seus 60 dias de festa
A charmosa Petrópolis se ilumina com 6 milhões de microlâmpadas por conta do “Natal Imperial”, deixando o Centro Histórico repleto de turistas, moradores e encantados com a extensa programação cultural que proporciona números musicais, teatro e desfiles temáticos. O palco principal é o Palácio de Cristal, que vira a Casa do Papai Noel e ainda há projeção mapeada em 3D. Vale muito a pena a visita
- Curitiba e seu Palácio Avenida na XV de Novembro
As tradicionais árvores de Natal já estão espalhadas nos principais cartões-postais, como o Parque Barigui, o Centro Cívico, a Rua XV de Novembro e o Jardim Botânico. Serão 23 árvores com até 22 metros para Curitiba Luz dos Pinhais. O coral natalino mais famoso do Brasil faz sua tradicional apresentação emocionante no Palácio da Avenida na XV de Novembro. Em 2018, 92,2 mil turistas movimentaram a capital do Paraná nas comemorações natalinas. A dica para esse ano é a Feira Especial na Praça Osório com muito artesanato especial para presentes de Natal e a roda gigante iluminada.
E então, viajante, gostou das curiosidades sobre como são as tradições natalinas por alguns lugares do Brasil? Que tal compartilhar com a gente como é o Natal na sua cidade ou família? Vamos adorar saber sobre as tradições natalinas que vocês têm.
Enfim, muita luz para o seu Natal e até a próxima!
Porque #ViajarFazBem