fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Para quem não sabe, a cidade antiga de Itá, em Santa Catarina, foi submersa por conta das águas do lago da Hidrelétrica. Os escombros da Itá antiga, foram retirados antes que a água tomasse conta de 103 quilômetros quadrados de terra. Neste artigo, confira curiosidades, lugares para visitar e onde se hospedar em Itá! Acompanhe!

Seus moradores, apesar de não terem recebido a notícia bem, em 1978, se mudaram pra Itá nova, a cinco quilômetros de onde antes era ficava a antiga. Quase tudo ficou debaixo d’água, com exceção de duas torres e a cúpula da antiga igreja matriz de São Pedro. 10 metros da igreja estão submersos, enquanto 15 metros das torres, ficaram e estão fora da água até hoje.

Naquela época, tentaram derrubar as torres, mas todos que tentaram, nunca conseguiram. Quem estava no local testemunhou as inúmeras tentativas de derrubar as duas torres e a cúpula com uma retroescavadeira, que acabou quebrando e depois, puxando com cordas, que também não deu certo. Os religiosos acreditam até hoje, que isso foi um sinal de São Pedro, para manter os objetos que não foram submergidos, como forma de proteção à cidade. 

Moradores antigos também contam que antigamente vivia por lá um padre que não era bem quisto pela cidade. Quando foi embora, “rogou uma praga” dizendo que a cidadezinha seria engolida por uma enchente. Curiosamente, tempos depois, foi o que aconteceu. 

Atualmente,as torres e a cúpula permanecem expostas no lago artificial de 141km², que avança sobre quatro municípios gaúchos de Aratiba, Severiano de Almeida, Mariano Moro e Marcelino Ramos, além de sete cidades catarinenses: Itá, Concórdia, Arabutã, Alto Bela Vista, Peritiba, Ipira e Piratuba.

Além de ter se tornado um atrativo turístico ficado da memória afetiva de quem viveu na antiga Itá, as torres e a cúpula da paróquia são o símbolo de resistência das comunidades do Alto Uruguai, que foram sucumbidas pelas águas para construir a Usina Hidrelétrica (UHE) Itá, entre o município catarinense e a cidade gaúcha de Aratiba. 

Agora, a nova cidade de Itá, recebe pessoas do mundo inteiro, curiosos pelos mistérios do lago artificial e os objetos que não submergiram com a inundação. Além disso, viajantes vão à cidade em busca de turismo rural, de aventura e passeios ao ar livre. 

Outro atrativo e talvez o principal da cidade, são suas águas termais. 

Encontradas no principal resort de Itá, o luxuoso e surpreendente Itá Thermas Resort e Spa conta com 133 apartamentos, que estão nas categorias luxo, suíte de luxo e suíte máster, todos climatizados. 

O resort possui um restaurante com buffet repleto e muito diversificado, com pratos típicos e frutos do mar, para agradar a todos os paladares, cada dia com uma temática. Inclusive, servem alimentos sem glúten e/ou sem lactose e uma espécie de ilha do canto saudável, onde servem opções mais light.

O resort fica em frente ao lago da Usina Hidrelétrica Itá, onde tem um bar “seco” e “molhado”, academia, complexo esportivo, auditório com capacidade para até 350 pessoas, além de piscinas internas e externas. 

Há uma equipe treinada e capacitada para atividades de recreação para grupos de famílias, crianças e amigos com muita diversão. Entre as atividades, é possível jogar boliche, diversos jogos numa sala, fazer pesca recreativa, jogar mini golf, vôlei, espaço para tomar chimarrão e claro, aproveitar para relaxar na hidroginástica. 

Para quem leva filhos e filhas, há salas de recreação com brinquedos diversos, uma sala especial para berçário, piscinas infantis com tobogã, jardins, cama elástica, sala de jogos, boliche e muito mais!

Falando em relaxar, viajantes podem contar com programas especiais para emagrecimento, além de massagens, banhos especiais e drenagens. Para o resort, o bem-estar e saúde das pessoas fica em primeiro lugar!

Há inúmeros pacotes que podem ser adquiridos que são sazonais e mais informações podem ser encontradas diretamente no site do resort. Vale muito a pena conferir as datas antes de agendar a hospedagem, pois cada experiência se torna única!

Visitantes também podem se divertir com os shows ao vivo que acontecem no quiosque. Conferindo neste mesmo quiosque, também está disponível fazer arvorismo, paintball, funicular, passeios náuticos e trilhas no Eco Parque. 

Com certeza, atividade é o que não falta em Itá e seu descanso pede uma estadia no resort. 

E perto do hotel, o que tem para fazer?

Torres De Itá – As famosas e misteriosas Torres de Itá podem ser vistas inclusive do resort. Turistas do mundo inteiro fazem uma visita à Itá justamente por conta das Torres que não submergiram. Religiosos, ou não, a curiosidade das pessoas fala alto. 

Vinícola e Cachaçaria Família Quadros No estilo taverna americana, com cardápio rico e de alta qualidade, a Vinícola e cachaçaria agrada todo mundo que passa por lá. Atendimento gentil e atencioso, fornecendo degustação gratuita com várias opções, além de um espaço para compras. Recomendado fortemente!

Mirante do Caracol – A famosa vista passa um ar de tranquilidade, onde viajantes gostam de registrar seus momentos.O percurso até o mirante pode ser feito de carro numa estrada de chão. Com aproximadamente 649 metros de altitude, o Mirante Caracol tem vista privilegiada e exuberante da maior parte da cidade, bem como, do Lago formado pela represa da Usina Hidrelétrica Itá. O mirante recebe este nome pelo fato da estrada de acesso, ter sido feita em forma de espiral. Assim, durante o trajeto até o ponto mais alto, é possível ter uma boa ideia do que a natureza reservou todos esses anos.

Itá Ecoturismo – Com boa estrutura, o Itá Ecoturismo pode agradar a todos os tipos de viajantes. É possível fazer atividades, como Funicular, Tirolesa, Paintball, além de trilhas e visitação a um pequeno zoológico especializado em aves. Preços em conta para a atração, com lanchonete, banheiros limpos, wifi e profissionais de fotografia para as fotos da tirolesa. Vans disponíveis para transporte de retorno de quem vem da tirolesa. 

Gostou, viajante? Que tal conhecer Itá e se hospedar em um resort incrível?

Estamos esperando você em nosso Clube, vem conversar com a gente

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert