Praias, piscinas naturais, museus e cultura nordestina. Confira nosso Top 10 com os principais lugares para conhecer em Maceió:
Maceió é o destino certo para quem gosta de curtir uma praia bonita, saborear a típica gastronomia nordestina e deseja conhecer mais da cultura alagoana. E sem mentira, o azul cristalino das águas é de deixar o queixo caído! Então vem com a gente e confira nosso Top 10 com os principais lugares para conhecer em Maceió:
Praia do Gunga
Localizada a 40 km de distância de Maceió, a praia fica em uma área privada e por isso é cobrada uma taxa de estacionamento. No momento em que você chegar ao mirante, vai se surpreender ao avistar o imenso coqueiral da fazenda do Gunga, a Lagoa do Roteiro e o mar azul.
São oferecidas várias opções de lazer na praia, como passeios de jangadas, jet ski, banana boat, e passeios de buggy ou quadriciclo pelas falésias.
Praia do Carro Quebrado
Localizada no município de Barra de Santo Antônio, ela fica a cerca de 45 km de Maceió . Porém, é preciso desembarcar em Barra de Santo Antônio e depois pegar um buggy ou quadriciclo para chegar até ela (ambos oferecidos por guias e agências locais).
Piscinas Naturais de Pajuçara
Conhecer as piscinas naturais de Pajuçara a bordo de uma jangada já é um passeio clássico, visto que a Praia de Pajuçara é o lar das jangadas. E de bônus você ainda pode parar e tomar um banho a meia altura, praticar mergulho com cilindro e explorar os recifes. Nas partes mais rasas, fique à vontade para sentar, relaxar e aproveitar a vista.
É uma experiência tão única… Pajuçara merece mesmo fazer parte do Top 10!
Praia da Ponta Verde
Com uma bela vista, areia fina e águas cristalinas essa praia urbana fica a menos de 3 km do centro de Maceió. E quando a maré está baixa, boa parte da Praia de Ponta Verde se transforma em piscinas naturais com água quentinha, perfeita para tomar banho na orla e fazer mergulhos em meio a lindos corais, e também é possível chegar até o Farol da Ponta Verde.
Praia de Ipioca
Também localizada na área urbana de Maceió, é uma praia tranquila com pouco movimento, e tem vários beach clubs à disposição. Inclua no seu roteiro uma para no mirante do Alto do Ipioca e no letreiro “Eu amo Maceió” para tirar fotos.
Feirinha de Artesanato da Pajuçara
Ir na Feira de Artesanato da Pajuçara é parada obrigatória para quem vai conhecer Maceió, pois lá você vai conhecer em primeira mão o típico artesanato alagoano. A Feira fica bem no meio da praia de Pajuçara, em um um galpão com várias barraquinhas que vendem desde redes de descanso, castanhas, camisas, panos de prato, roupas produzidas em renda, bolsas de palha, bonecos de cerâmica e de madeira.
Igreja de Santa Maria Madalena / Convento de São Francisco
Exemplar da arquitetura rococó, sua construção durou mais de um século, tendo sua conclusão no ano de 1793. O conjunto fica localizado no município de Marechal Deodoro (40 minutos de distância de Maceió) e é um dos principais museus de arte sacra do Brasil.
Museu do Comércio
O Museu conta a história da Associação Comercial de Alagoas, por meio de um rico acervo formado por móveis e utensílios de época, iconografia de alta resolução, uma grande coleção de moedas (com moedas do primeiro padrão monetário utilizado no Brasil), e obras oriundas da Biblioteca Nacional de Portugal contendo informações como formação das juntas de comércio na época de Dom João VI, histórias dos descobrimentos, viagens a Índia, comércio de especiarias, estatísticas dos navios negreiros e da movimentação do porto de Maceió.
Museu Palácio Floriano Peixoto
Inaugurado em 1903, o Palácio já serviu como sede do Governo de Alagoas e integra o conjunto arquitetônico dos Martírios, sendo tombado como Patrimônio Estadual. Atualmente funciona como um museu, com um acervo composto por mobílias dos séculos XIX e XX, obras de importantes pintores da região, como José Zumba e Rosalvo Ribeiro. O museu também conta com espaços que retratam as obras de Aurélio Buarque de Holanda, um memorial do escritor e poeta Lêdo Ivo e exposições de arte no seu hall principal.
Cortejo de Natal dos Folguedos
A festa típica alagoana reúne tradições da cultura popular, gastronomia, artesanato, música, decoração natalina e um grande cortejo que reúne cerca de 5 mil brincantes de folguedos no centro da cidade. É um momento de celebrar a cultura nordestina e festejar a abertura do Verão na capital alagoana.