O mês de junho traz consigo uma das celebrações mais amadas do Brasil: as festas juninas, tradição repleta de brasilidade.
As festas juninas vieram da Europa e chegaram ao Brasil com um caráter religioso. Mas, logo se tornaram festas populares, marcadas pelo imaginário da cultura caipira. Elas possuem uma grande importância cultural e são expressões da riqueza da diversidade regional do Brasil.
Essa celebração acontece em todo o país, mas no Nordeste, ganha uma dimensão ainda maior: movimenta a cultura e a economia local. Assim, cidades como Campina Grande e Caruaru disputam o título de “melhor São João do Brasil”, e têm grandes investimentos em infraestrutura, turismo e programação cultural.
Neste texto, você poderá saber mais sobre a festa junina no Brasil: a origem da festa, o que ela comemora, por que é uma manifestação da cultura brasileira e as principais características e regionalidades. Venha mergulhar na cultura nacional com a gente!
Qual a origem da Festa Junina no Brasil?
As festas juninas nem sempre foram uma comemoração cristã. Historiadores apontam que a festa era originalmente uma comemoração pagã, que comemorava o solstício de verão, que é a transição entre a primavera e o verão.
No hemisfério norte, essa passagem acontece no mês de junho. A celebração tinha o objetivo de afastar maus espíritos ou pragas que pudessem afetar a colheita. Contudo, a festa foi apropriada pelos cristãos e passou a homenagear santos que tinham datas comemorativas em junho.
A festividade junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses entre os séculos XVI e XVII como uma festa católica. Porém, seu significado foi se modificando e se misturando com os elementos do interior do Brasil e as tradições sertanejas.
Hoje, esta é uma festa popular e muito tradicional em certas regiões do país. É marcada por roupas, estilos musicais, comidas típicas, danças tradicionais e decorações que ajudam a construir o imaginário da festa caipira. Essa é a segunda maior celebração do Brasil, atrás somente do Carnaval.
Festas Juninas: uma manifestação da cultura brasileira
Existe uma lei que reconhece oficialmente as festas juninas como manifestação da cultura nacional. É a Lei nº 14.555, de 2023. Esse reconhecimento é importante para a valorização da cultura popular brasileira.
Como as festas juninas estão entre as principais manifestações culturais do Nordeste do Brasil, têm grande impacto na economia da região. De acordo com o Ministério do Turismo, em 2022, a movimentação econômica das festas juninas ultrapassou os R$ 3,4 bi.
Para 2023, a previsão é de que as festas movimentem cerca de R$ 6 bilhões, e 26,2 milhões de pessoas.
O que se comemora na festa junina no Brasil?
A comemoração tem os Santos Antônio, Pedro e João como personagens principais. Porém, é herança de festas anteriores à existência do cristianismo, sendo originárias de pagãos, celtas e outras culturas religiosas.
Assim, as festas tradicionais do mês de junho servem para celebrar muitas coisas, mas principalmente, a passagem das estações do ano. Para alguns povos, ela indica o fim da colheita e, para outros, o início da época das chuvas.
Da mesma forma que várias outras heranças culturais, as festas juninas são uma mistura eclética. Independente da origem ou da religião, as festas são um importante momento de interação social, alegria e expressão de brasilidade.
Festa junina no Brasil: características e regionalidades
O Brasil é um país continental. Por isso, cada região ou mesmo Estado possui suas próprias tradições de festa junina, conforme os povos que formaram a população daquele local.
Dessa forma, as festas juninas representam essa diversidade cultural e religiosa existentes no Brasil. Por isso, é possível aproveitar cada detalhe, em diferentes regiões, por meio de viagens repletas de cultura e brasilidade.
No Nordeste, por exemplo, junho é um mês tão importante, que é chamado de “São João”. Há toda uma mobilização para a realização de grandes eventos, que reúnem milhares de pessoas para agradecer pela nova estação e se divertir.
Conheça os melhores destinos para curtir o São João no Brasil!
Festa junina no Brasil: comidas e bebidas típicas
As comidas e bebidas típicas são um dos itens mais marcantes das festas juninas no Brasil. Comida boa não falta. Dá só uma olhada:
Regiões Nordeste e Sudeste
Aqui, a grande estrela é o milho. O que não faltam são comidas típicas à base de milho, como curau, canjica, milho verde e até suco de milho. Outras comidas tradicionais são: maçã do amor, pé de moleque, pipoca, vinho quente e quentão.
Nos arraiás paulistas, também é possível encontrar a influência italiana na cultura da festa junina, com a famosa fogaça.
Região Norte
Caruru, maniçoba, cuscuz, tacacá com tucupi e vatapá compõem um cardápio delicioso e diverso de comidas típicas das festas juninas da Região Norte.
Centro-Oeste
As festas juninas do Centro-Oeste trazem muito do que é comum no resto do Brasil. Porém, a iguaria local é o bolo de milho salgado, que também é chamado de sopa paraguaia.
Região Sul
Já nas festas juninas do Sul, o churrasco também faz parte da tradição. Que delícia, né?
Festa junina no Brasil: danças populares
As danças populares também são uma característica marcante das festas juninas no Brasil. Confira as mais tradicionais:
Nordeste
O forró é a principal dança típica do Nordeste, mas também existem diversas outras, como o baião, o xaxado, o xote e diversas outras. Além disso, em locais como o Maranhão, a festa acontece ao redor de um folguedo típico: o bumba-meu-boi ou o boi-bumbá, que faz referência aos santos tradicionais e também a São Marçal, o protetor do Bumba-meu-boi.
Sudeste, Centro-Oeste e Sul
Nessas regiões, a tradição caipira está bem presente, e traz as tradicionais quadrilhas e a música sertaneja.
Festa junina no Brasil: principais brincadeiras
Para completar as tradições juninas no Brasil, aparecem as brincadeiras e jogos, que têm a intenção de fazer com que as pessoas interajam. Também há brincadeiras voltadas à formação de casais, já que esse também é mês de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Assim, a principal brincadeira é o casamento caipira. Mas também há diversas outras, como:
- Pau de sebo;
- Jogos de tiro;
- Argola;
- Pescaria.
Conclusão
A festa junina no Brasil já é a segunda maior celebração de cultura popular do país, atrás apenas do Carnaval. Por todas as regiões do país é possível encontrar diversas expressões de regionalidade e muita brasilidade.
Que tal começar a se planejar para conhecer todas elas? Com o Clube Viajar Faz Bem, você pode se hospedar em centenas de hotéis por todo o Brasil e conhecer mais sobre a cultura, a culinária, a história e pessoas que tornam nosso país um lugar tão encantador.