fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Cada hotel parceiro que entra para nosso Clube, traz uma proposta única: experiência para nossos associados. E é com muita alegria que a SBTUR Viajar Faz Bem acompanhou o Copa Sul, hotel de Copacabana, Rio de Janeiro, há mais de 20 anos conosco e sua história como Hotel Solidário, em tempos de pandemia. 

Conversamos com Mônica Aguiar, gerente geral do hotel, que nos contou em detalhes a história do local, que já desempenhava ações de solidariedade muito antes da pandemia. 

O Copa Sul, é um hotel independente e familiar, muito tradicional em Copacabana, de médio porte, com 88 apartamentos e em 3 categorias: standard, superior e luxo. Com localização privilegiada, no Posto 6, perto de Ipanema, ficando a uma quadra da praia de Copacabana. É possível ver o pôr-do-sol do Arpoador de lá. 

Assim que foi decretada a quarentena e o fechamento de vários estabelecimentos por ordem do Governo, o hotel ficou muito preocupado com a segurança e saúde dos colaboradores. 

Também foi necessário criar uma força-tarefa, para inventariar alimentos, verificando quantidade e validade de cada um e então, distribuir entre os colaboradores, em especial nos meses de março e abril. Justamente nestes meses, o hotel tem grande demanda de reservas. Além do levantamento da parte de alimentos, também verificaram a situação de louças e enxoval. Isso tudo para entender qual era o momento do hotel.

Então, surgiu o convite para participar da ação Hotéis Solidários, onde os locais abrigam profissionais na linha de frente contra o Covid-19, gratuitamente. Quando foi decidido que o hotel iria entrar na ação, foi feito todo um treinamento com os colaboradores com apoio da IBKL, como parceira e Mônica, como gestora do hotel, criou um manual de procedimentos e protocolos apropriado para o momento que que estamos vivendo. 

Este manual está no site do hotel, sendo bem rigoroso, incluindo o treinamento. Foi criada também uma cartilha departamental. Mônica também ficou à disposição dos colaboradores que foram treinados para que todos pudessem informá-la com rapidez sobre quem estava apresentando sintomas, se eles estavam tendo, ou alguém de suas famílias. 

O hotel Copa Sul tem como registro de sua marca, a solidariedade. Eles doam enxovais, móveis para Instituto da Criança e também apoiam outra ONG chamada Ônibus Solidário, para atender a população de rua. É um ônibus que fica parado e o hotel dá apoio para o funcionamento. Têm 4 chuveiros, uma assistente social, uma psicóloga e é feito um mapeamento dessas pessoas, para quem possam voltar ao seu estado de origem, muitas dessas não são cariocas e vão ao Rio de Janeiro tentar a vida, mas não conseguem.

O projeto de Hotel Solidário iniciou dia 15 de abril, quando receberam a primeira médica. Eles perceberam que a comunicação não estava sendo feita de forma correta, pois estavam enviando emails aos profissionais, mas eles não tinham tempo de checar suas caixas de entrada. 

Além disso, os profissionais da saúde não estavam acreditando que teriam diárias gratuitas no hotel. Então, os próprios colaboradores -começaram a trabalhar com cartazes e informativos nas salas de UTIs, nos corredores de hospitais e clínicas dos profissionais. O Copa Sul já teve 15 dias de ocupação muito alta, justamente quando foi o pico de casos da pandemia no RJ, com 62% dos apartamentos para profissionais da saúde.

Eles contaram com uma parceria muito bacana, de uma boutique chamada Maria Filó, que apoiou o hotel doando jalecos e máscaras, visto a grande dificuldade de encontrar os materiais para compra.

“Entendemos que nossa missão foi cumprida, não passou ainda, pois a situação é bem grave, mas levamos carinho, atenção e acolhimento justamente num momento em que estes profissionais da saúde, em especial, estão enfrentando algo muito forte.” – conta Mônica.

Muitos desses profissionais também estavam convivendo com pessoas em suas casas que são do grupo de risco de Covid-19, o que é muito preocupante, fazendo com que o profissional, indo para seu descanso merecido, não tem tranquilidade para ficar em sua casa, sabendo da possibilidade de contaminar familiares e pessoas queridas do convívio. E assim, também não conseguindo focar no trabalho. 

Na época, havia o grande medo do sistema de saúde colapsar, sem possibilidade de atendimento à população carioca, pois os profissionais poderiam todos se contaminar. 

Então, o hotel teve de se ajustar aos horários dos profissionais, fazer toda a medição de temperatura, verificar quem estava ou não com os sintomas da covid, pois não seriam aceitos os profissionais da saúde que por ventura, apresentassem. 

Para nós, da SBTUR Viajar Faz Bem, além de termos preocupação ao firmar parceria com hotéis de qualidade, também ficamos orgulhosos de fornecedores como o Copa Sul, que tem se dedicado não somente com as necessidades dos hóspedes, mas mantém o alto padrão em todos os seus procedimentos, além de ser um dos hotéis solidários que ajudam os heróis, profissionais da saúde em um momento tão delicado que nosso país, em especial, vive. 

Gostou da história do hotel Copa Sul? Que tal conversar com nossa equipe para saber sobre todos os benefícios do nosso Clube? 

Estamos aguardando você! ♥

planejar-feriasPowered by Rock Convert