fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

As férias escolares estão chegando ao fim e, para quem tem crianças em casa, pode até ser um alívio retomar a rotina delas. Mas a volta às aulas precisa de algum planejamento e organização para que ocorra de forma natural, e os pequenos tenham alegria em rever os colegas. Esse cuidado também é importante para que nós não nos sintamos atrapalhados com todas as tarefas do dia a dia que envolvem levar nossos filhos para a escola.

Afinal, durante as férias, a maioria das pessoas acaba liberando mais as crianças da rigidez dos horários para acordar, se alimentar e até mesmo para entrar no banho. Agora, é hora de, aos poucos, voltar ao cotidiano. Para ajudar você com isso, elaboramos uma lista com 5 dicas práticas de organização do seu calendário nos próximos dias, até que comecem as aulas. Confira e coloque em prática o quanto antes!

1. Fazer uma lista de tarefas

volta às aulas

A cada dia que chegamos mais perto da volta às aulas, a sensação é de que há mais coisas a fazer e de que não daremos conta de tudo. Mas não é preciso se desesperar. Se você se sentar por dez minutos com as crianças e elaborar uma lista com tudo o que é preciso fazer antes de chegar o primeiro dia de aula, vocês poderão perceber que é possível organizar tudo com tranquilidade.

Dependendo da idade dos seus filhos, eles podem fazer boa parte dessas tarefas, como a organização do quarto e do material escolar. Essa pode ser uma boa oportunidade de criar calendários com eles e ensiná-los a ter mais autonomia no dia a dia.

Vale lembrar que, nesse primeiro momento, é importante que você deixe outros compromissos em suspenso. Para que vocês não se atrapalhem com a retomada da rotina, evite agendar, por exemplo, corte de cabelo, consultas médicas e até mesmo viagens, entre outras atividades, nas semanas anteriores e nas primeiras de volta às aulas.

2. Regularizar o sono das crianças com antecedência

volta às aulas

Em especial para aquelas que vão à escola no período da manhã, a parte mais difícil dessa retomada é o horário de acordar. Afinal, a maioria das pessoas vai dormir e levanta mais tarde durante as férias, acostumando o organismo a esse novo ritmo. O ideal é que, ao menos uma semana antes do início das aulas, você comece a mudar os hábitos dos pequenos.

Tente ir colocando seus filhos na cama meia hora mais cedo a cada noite e acordá-los, também, 30 minutos antes. Assim, quando chegar o primeiro domingo anterior à ida para a escola, eles já estarão mais acostumados com o horário normal, e você terá mais tranquilidade para oferecer o café da manhã, sem sofrimentos para eles.

3. Montar um cardápio semanal

volta às aulas

Outra rotina que costuma mudar muito durante as férias é a de alimentação. O café da manhã, muitas vezes, acontece perto do meio-dia, o almoço se mistura com o lanche da tarde e assim por diante. Com a volta às aulas, isso pode acabar mexendo com o apetite dos pequenos. Portanto, também é preciso uma readaptação do horário das refeições. Faça isso aos poucos, assim como a hora de dormir e acordar.

Outra dica para ajudar na organização, em especial nos primeiros dias, é elaborar um cardápio semanal, contemplando as refeições feitas em casa, como almoço e jantar, e os lanches da escola. Assim, você poderá fazer as compras previamente.

4. Verificar se é preciso comprar material e uniformes

volta às aulas

O momento anterior à volta às aulas também serve para você checar o estado dos uniformes das crianças. Peça para eles experimentarem as roupas e veja se todas estão no tamanho certo, se não têm manchas ou se não estão furadas. Como no verão eles costumam usar menos tênis, também é importante verificar se eles não estão apertados.

Já o material escolar pode ser checado pelas próprias crianças, se elas já tiverem idade para isso. Compare a lista de material fornecida pela escola com o que eles já têm em casa para saber o que deve ser comprado. Muitas vezes, estojos e mochilas precisam ser lavados antes de voltar a ser usados.

5. Organizar os horários para evitar atrasos

volta às aulas

Dependendo de onde você mora, o trânsito durante as férias é completamente diferente da volta às aulas. Portanto, se você mora longe da escola, é essencial programar-se para passar mais tempo no congestionamento. Assim, o melhor é acordar com bastante antecedência para conseguir fazer tudo com calma e evitar atrasos nos primeiros dias de aula.

Se você usa ônibus ou transporte escolar, vale checar se não houve mudanças nos horários e verificar se a sua casa está no roteiro da linha escolhida.

Para finalizar, como mencionamos, é importante que os seus filhos se sintam participantes das decisões e tenham cada vez mais autonomia com relação às tarefas escolares. Incentive-os a isso, ajudando-os a organizar um calendário de atividades e anotando suas responsabilidades em uma agenda. É uma boa forma de disciplinar os pequenos.

Outra dica é reservar para eles um lugar na casa onde possam estudar e fazer suas atividades com conforto, iluminação adequada e tranquilidade. Assim, eles terão mais foco nos estudos e poderão organizar melhor os seus materiais e trabalhos escolares.

Todas essas dicas devem ajudar você a retomar a rotina escolar com as crianças com mais tranquilidade podendo, dessa forma, participar mais das atividades dos seus filhos como estudantes. Afinal, estar disponível para ajudá-los nas tarefas e nos desafios que um novo ano apresenta é essencial para que eles tenham uma vida escolar mais saudável e motivadora.

Não se esqueça de que a volta às aulas é um momento importante para a vida das crianças, quando eles poderão reencontrar os amigos, conhecer outras pessoas, sociabilizar e aprender coisas novas, desde o primeiro dia. Com um bom planejamento para o início, certamente você conseguirá ter mais organização durante todo o ano letivo e influenciará positivamente no desempenho das crianças.

E então? Gostou das nossas dicas e deseja melhorar ainda mais o dia a dia com as crianças? Então, leia este outro artigo sobre como organizar a rotina com filhos!

planejar-feriasPowered by Rock Convert